Assembléia Legislativa inaugura sede reformada e modernizada

Edvaldo Magalhães, Binho Marques e autoridades do Estado abrem oficialmente ao público as portas do Palácio Guiomard Santos, sede do Poder Legislativo do Acre

 

assembleia_foto_sergio_vale.jpg

O governador Binho Marques participou nesta quarta-feira, 26, da cerimônia de reinauguração do Palácio José Guiomard dos Santos, sede do Poder Legislativo do Acre. A obra, segundo o presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães, custou cerca de R$ 6 milhões e proporciona melhores condições de trabalho a deputados e servidores e de atendimento à comunidade. O valor inclui a aquisição e instalação de móveis e equipamentos.

O Governo do Estado colaborou com o projeto que além de dotar de mais conforto a Casa do Legislativo. A laje do piso superior ganhou dois gabinetes e serão ocupados pelo presidente e pelo 1º secretário da Mesa Diretora.

Todo o mobiliário de madeira foi adquirido de empresas locais. Antes de dar início à reforma, Magalhães procurou a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) para obter apoio em um projeto de mobiliário para a Assembléia. Em parceria com o grupo de designers do Pólo Moveleiro de Rio Branco, a Funtac criou catálogo técnico e um modelo de cada móvel, iniciativa que subsidiou o processo de aquisição dos móveis que estão nos gabinetes de todos os deputados.

“A obra que estamos inaugurando tem a assinatura dos 24 deputados. É uma conquista da austeridade do Poder Legislativo”, afirmou Magalhães, destacando os grandes avanços obtidos nos últimos anos pelo Parlamento Estadual, como o programa Assembléia Aberta, que aproximou o Poder Legislativo das comunidades mais isoladas.

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, inclusive o presidente da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) César Halum. Participaram a presidente do Tribunal de Justiça, Isaura Maia, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Antônio Malheiros, os procuradores de Justiça Edmar Monteiro, do Ministério Público Estadual, e Marcus Vinicius, da Procuradoria Geral da República, além de lideranças políticas, religiosas e comunitárias. Todos os presidentes das Câmaras de Vereadores dos 22 municípios do Acre estiveram presentes. “Além de vivermos em harmonia, nós nos respeitamos. Por isso, o dia de hoje é só emoção”, declarou Isaura Maia.

Marques e Magalhães fizeram o descerramento da placa inaugural. Junto com as principais autoridades do Estado, desataram a fita que abriu oficialmente ao público as portas do Palácio José Guiomard dos Santos e inauguraram a Galeria dos Ex-Presidentes da Aleac.

assembleia_foto_sergio_vale_2.jpg

Binho Marques: obra é resultado do cuidado com recursos públicos

O governador Binho Marques elogiou a obra, relacionando-a ao conjunto de prédios que contam a história do Acre no centro da capital, como o Palácio Rio Branco e o Palácio da Justiça, atualmente transformados em museus.

Marques fez também referência à participação democrática dos deputados e à boa gestão de Edvaldo Magalhães na presidência da Mesa Diretora. “Esta obra é resultado do cuidado com os recursos públicos”, avalia.

“Galvez está reintroduzido pela porta da frente na história do Acre”, diz Edvaldo Magalhães

Modernizado, o prédio presta homenagem ao primeiro legislador do Acre, Luiz Galvez Galvez. “Ele está sendo reintroduzido na história do Acre pela porta da frente”, disse o presidente do Poder Legislativo, Edvaldo Magalhães ao falar da placa e da estátua de bronze afixados no hall de acesso da Assembléia, em lembrança ao fundador do Estado Independente do Acre e um dos heróis da Revolução Acreana. Luis Gálvez Rodríguez de Arias nasceu em São Fernando, na Espanha, e foi um jornalista, diplomata que governou o Acre entre 14 de julho de 1899 e 1º de janeiro de 1900 pela primeira vez e entre 30 de janeiro e 15 de março de 1900, pela última vez após duas retomadas do território então comandado pela Bolívia.  No governo do Estado Independente do Acre, Galvez criou leis que estruturaram serviços públicos em várias áreas, incluindo educação e saúde.  A biografia de Galvez foi saudada pelo ex-deputado Francisco Thaumaturgo, de 95 anos.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter