Assembleia aprova projeto que permite ao Acre contratar médicos formados no exterior

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou um projeto que certamente irá beneficiar todo o sistema de saúde pública do Estado e das prefeituras municipais. Médicos formados no exterior poderão ser contratados temporariamente enquanto durar o período de pandemia no Acre.

Projeto foi aprovado durante sessão realizada nesta terça-feira na Aleac. Foto: Agência Aleac

A votação unânime foi realizada durante a sessão da Casa Legislativa desta terça-feira, 18. O projeto prevê a contratação excepcional dos médicos que ainda não possuem CRM, mas que tenham tido experiência no Programa Mais Médicos. Eles poderão exercer a profissão no estado enquanto durar a emergência sanitária provocada pela Covid-19.

O líder do governo, deputado Pedro Longo (PV), ressaltou que o projeto transcende questões partidárias por ser de interesse de toda a população acreana.

“A possibilidade de contratar médicos que já tenham atuado no âmbito do Mais Médicos vai ao encontro do desejo do governador Gladson Cameli de propiciar a todo acreano, mesmo nos municípios isolados, o direito ao atendimento necessário neste período de pandemia”, afirmou.

O autor do projeto, deputado estadual Edvaldo Magalhães (PC do B), salientou que não há qualquer ilegalidade constitucional no projeto.

“A legislação federal abriu brecha para contratação desses profissionais no Programa Mais Médicos. Portanto, o Estado e os municípios, sem profissionais habilitados, precisam, como fez o governo federal, de forma extraordinária, suprir essa necessidade. É o mesmo peso e a mesma medida. Vale lembrar que a contratação é extraordinária, temporária e emergencial e valerá apenas durante a pandemia”, disse o parlamentar.

Edvaldo argumentou ainda que a Aleac marca um momento histórico com a aprovação do projeto.

“Considero que essa não é uma iniciativa individual. Sou apenas um instrumento para valorizar esses médicos que lutaram para realizar os seus sonhos de cursarem medicina no exterior e das suas famílias que se sacrificaram para mantê-los. Tenham certeza que quem precisou ir para fora para estudar é porque não tinha condições de fazer o curso no nosso país”, pontuou.

Proposta é ampliar os atendimentos de saúde durante a pandemia. Foto: Agência Aleac

O deputado estadual e médico formado em Cuba, Jenilson Leite (PSB), também comemorou a aprovação do projeto.

“Iremos oportunizar os médicos formados no exterior e ajudar a população nos nossos diversos municípios. A formação no exterior é muito difícil e os jovens acabam saindo do Acre por falta de condições para fazer um curso superior no Brasil. O retorno deveria ser prático através de provas de revalida que comprovem o conhecimento desses médicos. Mas não é isso que acontece. Estamos no meio de uma pandemia e com dificuldades para conseguirmos profissionais para ajudar a nossa população. Esperemos que após esse período o Ministério da Saúde crie instrumentos para a contratação permanente desses profissionais”, avaliou Jenilson.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter