Fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e o Itaú Cultural para promover o incentivo à leitura, os técnicos e agentes do programa “Asinhas da Florestania” finalizaram, este mês, a entrega de 1.600 kits com livros infantis pedagógicos nas comunidades de difícil acesso do Acre que recebem o auxílio da ação educacional.
Iniciadas em outubro, as entregas foram feitas em todos os 17 municípios em que o Asinhas atua, contando com o apoio de 19 supervisores e 310 agentes. Através da doação, o Itaú Cultural destinou mais de 6 mil livros para serem distribuídos, beneficiando 2.570 crianças de 1.545 famílias em 300 comunidades que vivem em regiões de floresta e locações ribeirinhas.
De acordo com Almerinda Cunha, técnica da coordenação de Ensino Rural da SEE, o auxílio oriundo dessa parceria é de muita importância para as crianças atendidas pelo Asinhas. “Por meio desses livros e histórias, oportunizamos que elas tenham um contato maior com o exercício da imaginação, indispensável para um desenvolvimento mais saudável.”
Sobre o Asinhas
A proposta pedagógica do Asinhas é voltada para o ensino infantil, atendendo crianças de 4 a 5 anos de idade que se encontram em comunidades de difícil acesso, regiões de floresta e locações ribeirinhas.
A ação é estruturada em seis módulos, com 20 encontros, nos quais cada agente de educação atende 10 famílias, sendo “dispersão geográfica” o critério usado para definir o número de famílias por agente, trabalhando eixos temáticos como “artes”, “linguagem verbal”, “conhecimentos da natureza” e “conhecimento matemático”.