Dezenas de homens e máquinas promovem a maior interferência urbanística já vista na região com parceria Governo Federal, Estado e Prefeitura de Rio Branco
Veja aqui a Galeria de imagens da Estrada da Sobral.
A urbanização e asfaltamento da Estrada da Sobral é uma obra que está conectada à Zona de Atendimento Prioritário (ZAP) Palheiral. O Governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco assinaram no último dia 23 de junho o termo de parceria institucional para um amplo programa de intervenções em cinco ZAP’s de Rio Branco. Nelas, os investimentos iniciais superam os R$ 103 milhões.
Os recursos são do Governo Federal através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto de urbanização é completo e passou pela avaliação da comunidade antes de sua implementação: são cerca de seis quilômetros de ampliação do leito, que terá dimensão oficial; calçadas em ambas as margens; ciclovia e plantio de árvores. O Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, é também parceiro na obra da Sobral, investindo diretamente cerca de R$ 11,6 milhões. O complexo de bairros ligados à Sobral integra a região da Baixada do Sol.
De acordo com a Prefeitura de Rio Branco, as pistas para veículos terão 12 metros de largura, sendo duas faixas para carros, uma para bicletas e outra para estacionamento; as calçadas terão largura de 2,35m nos dois lados da via. A obra tem o objetivo de levar infra-estrutura, comodidade e segurança aos moradores.
ZAPs são um conceito de política pública para levar serviços básicos e estruturantes às comunidades mais carentes do Acre. As ZAP’s surgiram a partir do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), o mapeamento mais detalhado que o Estado produziu acerca de seu território, população e recursos, naturais ou não.
Zonas de Atendimento Prioritário, na região urbana, estão localizadas em fundos de vale e as rurais estão em terras indígenas, unidades de conservação, assentamentos tradicionais e assentamentos diferenciados. Nas cidades, as ZAP’s apresentam baixa urbanização, assentamento precário com baixo capital social, vulnerabilidade ambiental, elevado número de pessoas vivendo em condições de pobreza e miséria, e com alto índice de pessoas envolvidas em infrações, contravenções e crimes.
{xtypo_rounded2}Obras influenciam vida de comerciantes, moradores e trabalhadores
As obras na Estrada da Sobral influenciam significativamente a vida de comerciantes, moradores e de seus próprios operários. Francisco Deoclécio da Silva, por exemplo, mantém há dois anos o Armarinhos Bom Jesus, uma pequena loja em que vende de tudo um pouco -da estiva à carne assada. A movimentação de homens e máquinas, segundo ele, ao contrário de diminuir as vendas fez crescer o faturamento do Bom Jesus. Ao lado do auxiliar de serviços gerais José Mardilson, de 29 anos, Deoclécio se mostra satisfeito com o trabalho que vem sendo realizado por Estado e Prefeitura com apoio do Governo Federal.
Casado e pai de duas filhas, Mardilson passou algum tempo trabalhando informalmente, sem carteira assinada. Com a urbanização da Estrada da Sobral procurou a Comercial Moreira e conseguiu uma vaga de auxiliar com carteira assinada e salário fixo de R$560.
Balconista na farmácia Dose Certa, Átila Alves de Oliveira, avalia que a obra traz um grande benefício para os ciclistas. "Aqui tem muita bicicleta. Eu mesmo moro no João Eduardo e para chegar até o meu trabalho uso bicicleta. Vai ficar melhor para nós, muito mais seguro", disse Átila.
Francisca Braga tem 71 anos e há 24 mora na rua Rádio Farol, uma das mais conhecidas da Sobral. Ela se diz satisfeita com as obras: "vai ficar muito bom", diz.{/xtypo_rounded2}