O projeto Asas da Florestania – Ensino Médio, implantado pelo Governo do Estado do Acre em 2008, através da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, está formando, durante todo o mês de janeiro, suas primeiras turmas. Todas formadas por alunos que moram em áreas rurais de difícil acesso.
Inicialmente, o programa abrangia 13 municípios, com um público-alvo de 1.120 alunos. Atualmente, a oferta de ensino do Asas da Florestania Médio, que procura universalizar com qualidade a oferta da Educação Básica, está atingindo cerca de 165 comunidades em 19 municípios, atendendo mais de dois mil alunos. Na última quarta-feira, 18, no município de Brasileia, 77 concluíram o Ensino Médio. Moradores de Brasileia e Epitaciolândia, eles qualificaram-se sem a necessidade de deslocamento para a zona urbana.
De acordo com a técnica de ensino Rosângela Melo, da Coordenação de Ensino Rural da SEE, a formatura “possibilita uma nova etapa na vida dessas pessoas. Agora, com a qualificação profissional melhorada e a certificação de conclusão do Ensino Médio, muitas portas se abrem para prosseguirem seus estudos”.
A coordenadora do Ensino Rural da SEE, Francisca das Chagas Souza da Silva, falou da importância do projeto e da interação de seus profissionais, trazendo resultados positivos para essas ações. “Temos que pensar a função dos técnicos não só como profissionais, mas como auxiliares do desenvolvimento educacional. Pensando sobre o que nós fazemos, aperfeiçoamos cada vez mais as metodologias que fazem os alunos terem a vontade de continuarem seus estudos”.
Desde o inicio de 2012, o Asas da Florestania Médio está formando 745 alunos das primeiras turmas, nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. No dia 30, será realizada a formatura em Cruzeiro do Sul, com 86 alunos.