A edição deste ano da Expoacre recebeu uma visita inusitada: a estátua da liberdade. E o mais interessante é que essa estátua se movimenta quando alguém deposita alguma moeda ou cédula em sua tocha. Como forma de agradecimento, ela oferece doces a quem lhe dá o dinheiro. Na verdade trata-se de um personagem criado pelo artista Gilson Lourenço, 44.
O paulista, que além de formado em teatro, é artista de circo, está há um mês no Acre apresentando seu número. Ele já passou por todo o Sul do Brasil, quatro cidades da região Norte e seu próximo destino é o Chile.
“Permanecer imóvel por muito tempo exige muita concentração, é cansativo, mas é muito bom poder ver as pessoas pararem para observar seu trabalho e o melhor de tudo é que elas gostam”, diz. Gilson fala ainda que foi informado que da realização da Expoacre 2013 e aproveitou a oportunidade para divulgar seu trabalho. “Tenho vários personagens, mas a estátua eu uso em exposições como essa”, finaliza.
Núbia Alves, 18, foi uma das pessoas que pararam para ver a “estátua viva”. “Nunca vi nada parecido aqui. Gostei muito de ver o jeito dele ficar bem paradinho. É um trabalho muito interessante”, afirma.