Artesãos avançam na produção de peças em clínica de design

Peças estão sendo produzidas e readequadas (Foto: Angela Peres/Secom)
Peças estão sendo produzidas e readequadas. A designer Mazarelo (D) acompanha todo o processo (Foto: Angela Peres/Secom)

O artesanato acreano tem vivido bons momentos dentro e fora do estado graças às políticas públicas que se consolidaram e às parcerias que se fortaleceram para fomentar o setor. Exemplo disso é a realização de mais uma edição da clínica de design, mediante convênio entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), e o Sebrae.

A consultoria de design envolve artesãos que já participaram de outras edições e aqueles que ingressaram pela primeira vez, abrangendo profissionais de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Os encontros começaram em outubro e seguem até dezembro deste ano. Deles devem sair novas coleções de peças artesanais que vão compor o catálogo de produtos que levará a marca Acre Made in Amazônia.

Produtos irão compor catálogo e farão parte de projeto de comercialização (Foto: Angela Peres/Secom)
Produtos irão compor catálogo e farão parte de projeto de comercialização (Foto: Angela Peres/Secom)

O objetivo das clínicas de design tem sido ampliar o mix de produtos, com foco na criatividade, inovação e produção sustentável. No presente módulo, alguns artesãos já avançam na confecção de peças, que além de carregarem identidade cultural, trazem conceito inovador.

As atividades – que vão desde pesquisas de matéria-prima às projeções de possibilidades logísticas de mercado local e externo – estão sendo mediadas pela designer Mazarelo Carneiro e pela consultora de Políticas Públicas Dorotéa Naddeo.

"Quantidade de artesãos inscritos nos surpreendeu", frisa Dorotéa (Foto: Angela Peres/Secom)
“Quantidade de artesãos inscritos nos surpreendeu”, frisa Dorotéa (Foto: Angela Peres/Secom)

Segundo Dorotéa, a quantidade expressiva de artesãos nesta edição, um total de 95, é uma demonstração de que os profissionais compreenderam a importância de se adequar ao que o mercado espera, desenvolvendo peças que valorizam a riqueza da matéria-prima e cultura amazônica.

Mazarelo completou: “O Acre tem conseguido mostrar um trabalho a nível nacional de uma forma que nunca havia sido visto. Prova disso foi o resultado da Feira de Artesanato Brasil Original, em São Paulo, onde foi campeão de vendas”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter