Artesão obtém sucesso com produção de gamelas sustentáveis

Marceneiro experiente, Nonato Montefusco foi instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) por 12 anos. Tinha todos os requisitos para ter uma vida financeira tranquila, assegurada por um emprego fixo. Em 2007, largou tudo e decidiu produzir artesanato. Com uma renda mensal de R$ 25 mil, o produtor de gamelas associa criatividade, prazer e sustentabilidade na prática que desenvolveu no meio da floresta.

Ele explica que a ideia de produzir gamelas surgiu durante uma viagem a Cruzeiro do Sul. “De repente me veio à ideia de desenvolver gamelas de uma maneira diferente, pois as que se produzem no Brasil são feitas com um torno mecânico. A minha proposta era dinamizar com produtos verticais e maiores, foi quando eu desenvolvia a técnica da motosserra”, lembra.

As gamelas são objetos de decoração que utilizam madeira como matéria-prima. As peças de Nonato são todas feitas de madeira de descarte, árvores caídas e pedaços de troncos que ele recolhe na floresta. Além do valor ambiental que os itens carregam, cada gamela é única, uma vez que é impossível reproduzir a mesma peça.

As pessoas costumam me perguntar: onde é o seu ateliê? Eu repondo que é na floresta. Meu ateliê é itinerante. Eu vou onde a matéria-prima está. Percorro reservas extrativistas em buscas de pedaços de madeiras diferentes. E isso só é possível graças ao programa Luz Para Todos, que levou cidadania aos povos da floresta”

Nonato Montefusco

 

Comercialização

No início do ano, Nonato participou de uma feira nacional em São Paulo. Em dois dias de negócios, vendeu R$170 mil. Além das vendas, o empreendedor adquiriu uma vasta rede de contatos. “Estou com uma produção atrasada, tenho 80 peças para enviar. Meus principais clientes são do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte”, conta satisfeito.

A produção de gamelas sustentáveis empregam cinco jovens (Foto: Kennedy Santos)
A produção de gamelas sustentáveis empregam cinco jovens (Foto: Kennedy Santos)

Atualmente, a produção de gamelas sustentáveis empregam cinco jovens. Com o crescente número de encomendas, o artesão planeja ampliar o número de funcionários. “Quero contratar outros cinco funcionários. Irei treiná-los, capacita-los, para que se tornem excelentes profissionais. Isso leva tempo, mas a minha demanda comercial pede pressa”, explica Nonato.

Feira de Artesanato

Encontradas nas principais lojas de decoração do país, as gamelas de Nonato Montefusco poderão ser adquiridas na Feira de Artesanato do Via Verde Shopping. Em sua segunda edição, o evento traz muitas novidades e promete ser sucesso de vendas.

A Feira de Artesanato ocorre neste domingo, 28, de meio-dia às 22 horas. O evento, que é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, Sebrae/AC, Via Verde Shopping e Prefeitura de Rio Branco, reúne 33 artesãos acreanos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter