Artesanato produzido por presos é exposto no Palácio da Justiça

Peças artesanais produzidas por centenas de presos da unidade de regime fechado nº 1 e unidade de regime fechado feminino de Rio Branco, estarão em exposição nos dias 11 e 12 de dezembro Palácio da Justiça em Rio Branco. A mostra é aberta ao público e pode ser visitada das 9h às 17h.

O material é confeccionado através do projeto “passaporte”. o projeto foi idealizado pela direção e coordenação da Unidade de Regime Fechado Nº1, iniciou no dia 1º de setembro de 2012, sob aprovação da juíza de execução penal que permitiu que o artesanato venha a remir pena. Para que aconteça a remissão, servidores do Iapen avaliam tudo que é produzido durante a semana. Existe um critério para que o tempo utilizado na construção do artesanato seja hábil para remissão.

O trabalho interno é regulamentado pela portaria nº 033 de 01/09/2012, com a parceria da Vara de Execuções Penais. Segundo a diretora da unidade, Jandira Bandeira, o objetivo é levar para a sociedade os trabalhos realizados pelos reeducandos, desmitificando a imagem do interior das celas e do preso como sujeito desumanizado. “Estes artesanatos vem transformando o interior dos alojamentos numa grande oficina e devolvendo a autoestima aos presos”, disse Jandira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter