O biólogo e apresentador de TV Richard Rasmussen visitou a Secretaria de Turismo e Lazer para apresentar à secretária Ilmara Lima uma proposta de divulgação do artesanato acreano no exterior, também exposto para representantes do Sebrae-Ac e da Secretaria de Indústria e Comércio.
Richard já produziu várias reportagens no Estado, mas dessa vez veio mostrar o projeto voltado para o artesanato produzido aqui. Segundo ele, o artesanato acreano tem uma característica peculiar e exclusiva. “O que a gente quer é ajudar, criar essa força para levar adiante, trazer esse artesanato à superfície internacional. A ideia é essa, mercadológica, comercial, é fazer a coisa acontecer economicamente”, comentou.
O projeto se baseia em mapear o melhor dos artesanatos de alguns estados brasileiros, sobretudo no Acre, e criar uma melhor apresentação para essas peças e também fortalecer o trabalho dos artesãos. Segundo Richard, que trabalha com TV há mais de dez anos, a cultura dos locais onde passa é tão importante quanto o bioma apresentado em seu programa – e é aí que entra o artesanato.
Com a participação da ONG ‘No Olhar’, o trabalho terá três etapas: registrar com fotos e vídeos os locais de produção para identificar as comunidades que vivem de artesanato, depois criar uma concepção visual dos produtos, selecionando-os e organizando, e por último capacitar com cursos e oficinas de empreendedorismo os artesãos do Estado.
Para a secretária de Turismo e lazer, Ilmara Lima, o projeto apresentado por Richard vai ao encontra com os projetos do governo do Estado e será de extrema importância para agregar conhecimentos aos artesãos acreanos e fortalecer o trabalho deles.