Projeto foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura e promove atividades em bairros da capital acreana
A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A escola Eloísa Mourão Marques foi palco de uma exposição de pinturas em óleo e grafite produzidos por 30 alunos, funcionários e moradores da comunidade que participaram de um curso de artes durante três meses.
O Projeto denominado de Arte na Sobral foi contemplado pela lei de incentivo à cultura, tendo o objetivo de oferecer experiências artísticas em bairros onde o acesso a atividades culturais é escasso, dando oportunidades à comunidade de descobrir seus talentos.
A oficina foi ministrada pelos artistas plásticos Ismael Martins e Elvanio Alves que ensinaram técnicas de acrílico sobre tela, desenho a lápis grafite e óleo sobre tela. Foram produzidas mais de 100 obras que foram expostos nesta quarta-feira, 02, na escola. "Já desenho há dois anos, sempre tive interesse pelas artes e esta oficina proporcionou-me um vasto aprendizado em técnicas em óleo, além de ter tido contato com outras pessoas que estão em busca de explorar suas habilidades artísticas", disse Antônio Rodrigues, um dos artistas e aluno do curso de artes plásticas da Usina de Artes João Donato.
Os criadores do projeto Arte na Sobral pretendem expandir esta ação em outras escolas para diminuir o índice de evasão e violência e promover alternativas de conhecimento. "No início poucas pessoas se interessavam pelo curso, mas quando os resultados dos primeiros trabalhos apareceram houve um aumento na procura e isso é uma maneira de combater a desistência escolar", declara Osmarina Montrezol, gestora da escola que também aproveitou a oportunidade e participou das aulas.