Arte e Dança

Projeto visa o aperfeiçoamento das técnicas de dança entre crianças e adolescentes do bairro Rui Lino

Arte e Dança é o nome do projeto coordenado pelos professores Alex Matos e Cláudia Toledo no Centro da Juventude do bairro Rui Lino, que trabalha com crianças e adolescentes, por meio de oficinas de jazz, dança moderna e contemporânea. 

Financiado pelo governo do Estado, através Fundação Elias Mansour (FEM) com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto foi aprovado pela segunda vez no edital de cultura, e vem cumprindo seu objetivo que é desenvolver e aperfeiçoar as técnicas de dança para um público que em sua maioria não tem acesso às artes.

"A escolha por um bairro periférico se deu pelo fato de que muitos talentos existentes nas comunidades de baixa renda não possuem condições de custear e freqüentar uma escola de dança ou uma academia", explica Alex Matos.

Para Cláudia Toledo, monitora do projeto, a escolha do Rui Lino foi importante pelo grande interesse das alunas que participam das aulas. As oficinas, previamente definidas para atender 40 meninas, possuem cerca de 50, com idade de 10 a 15 anos. Nessa segunda edição, além de novas alunas, o projeto conta com as participantes da primeira edição, o que garante a continuidade da formação para essas alunas que já começam a atuar também como monitoras das atividades.

"É um projeto de continuidade. Se ele for aprovado novamente, nós iremos para um processo de formação mais avançado com essas meninas que já estão desde o início" diz. "O objetivo é que elas continuem realizando o trabalho lá dentro, pois nós damos o suporte no período do projeto, mas a esperança é que elas acabem sendo as multiplicadoras", comenta a monitora.

Após a realização da oficina, o projeto pretende ampliar seu objetivo. O grupo fará uma apresentação aberta ao público, e o trabalho produzido como resultado começa temporada em casas de espetáculos e escolas de forma a constituir com as novas bailarinas um grupo de dança que produza outros espetáculos.