Arte de Ser abre centro de convivência: acolhimento à singularidade humana

(Foto: Val Fernandes/Secom)
A exposição de quadros foi uma das atrações do evento (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Adoro pintar. É um alívio, esqueço o passado ruim, crio alma nova”, diz Maria Almeida Barroso, uma das mais assíduas e antigas frequentadoras do projeto Arte de Ser, que trabalha com a reintegração social de portadores de transtorno mental em Rio Branco desde 2009. Na manhã desta segunda, 10, Dia Mundial da Saúde Mental, inaugurou o seu centro de convivência, no Parque Capitão Ciríaco, bairro 6 de Agosto.

Maria: "Adoro pintar, crio alma nova" (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Maria: “Adoro pintar, crio alma nova” (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Na programação, café da manhã ao ar livre, exposição de quadros dos integrantes do grupo, torneio de futebol infantil, apresentação de As Pastorinhas e da Banda do Senadinho, oficinas artísticas e intervenção teatral.

O Arte de Ser, que tem mais de 30 colaboradores de diversas áreas, investe na expressão artística como elemento libertador e transformador do indivíduo com transtorno mental, de sua família e da comunidade em geral. Como ação apoiadora do movimento antimanicomial, promove a inclusão social e o resgate da cidadania dos pacientes psiquiátricos.

O projeto realiza variadas atividades diárias: oficina de contação de história e criação literária, livre expressão, brincadeiras tradicionais e teatro. Está prestes a inaugurar também a sua própria rádio e conta com um grupo de estudos. Os encontros reúnem crianças, jovens, adultos e idosos com ou sem transtorno mental e, no último ano, recebeu 250 pessoas.

(Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Fabiano Carvalho coordena o Arte de Ser (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

“O próximo passo é fortalecer as oficinas que já existem, estabelecer um diálogo com a comunidade do entorno, chamá-la para frequentar o Arte de Ser, fazer parcerias com os espaços e os grupos de cultura, como já temos com a dona Guajarina [Guajarina Margarido, líder comunitária e fazedora cultural]. Outra luta nossa será transformar este parque num lugar seguro e agradável para as pessoas frequentarem”, diz o fundador do grupo, o psicólogo Fabiano Carvalho.

Estiveram presentes

Prestigiaram o evento a governadora em exercício Nazareth Araújo e equipe; o promotor Gláucio Oshiro, do Ministério Público Estadual; o assessor Evandro Teixeira, do gabinete do deputado estadual Raimundo Angelim; o pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufac, Enock Pessoa; a coordenadora estadual de Saúde Mental, Márcia Aurélia dos Santos; e a cantora Verônica Padrão.

Contato: (68) 9229-5889   /  www.artedeser.org.br

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter