Arrastão de combate à dengue em Rio Branco

Estratégia do encontro é eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue

mutiro_contra_a_dengue_foto_sergio_vale_4.jpg
Secretários estadual e municipal de saúde e comunidade em geral participaram da mobilização pelo combate à dengue (Foto: Sérgio Vale/Secom)
mutiro_contra_a_dengue_foto_sergio_vale_5.jpg

Governo do Estado, Prefeitura de Rio Branco e representantes de entidades não-governamentais realizaram na manhã deste sábado, 14, um grande arrastão de mobilização e conscientização de combate à dengue. O bairro Conquista foi o escolhido por já ter apresentado um número elevado notificações.

Centenas de pessoas se dividiram em grupos para recolher resíduos que podem acumular água, distribuir material educativo e conversar com os moradores do bairro para que eles também atuem na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue.

“O governo assume a responsabilidade de liderar o processo de combate ao mosquito, mas acredita que os resultados eficazes dependem do envolvimento da comunidade para que ações ocorram dentro das casas”, enfatizou Sérgio Roberto, secretário Adjunto de Saúde.

Moradora do bairro Conquista há 23 anos, Maria Aparecida da Cunha, conta que seis pessoas de sua família já tiveram dengue neste ano. Segundo ela, a mobilização é importante para que cada vez mais pessoas se envolvam no processo para eliminar os criadouros do mosquito. “Minha casa é toda calçada, não deixo lixo acumulado e nem água parada. Esse arrastão é importante para que meus vizinhos também saibam dos cuidados que precisam ser tomados e assim diminuam os casos aqui no bairro”.

Para o vice-prefeito Eduardo Farias, a presença das pessoas no arrastão é uma demonstração clara de que o controle da doença não é somente de responsabilidade governamental. Outros arrastões serão realizados nos bairros Tancredo Neves, João Eduardo e nas Zonas de Atendimentos Prioritários Chico Mendes, Conquista, Igarapé Fundo, Palheral e Santa Inês.

Lembrando que casos denúncias e solicitações de combate ao foco do vetor podem ser feitas pelos telefones 3227-3165 e 3227-2553.

Empresários também entram na luta contra a dengue

mutiro_contra_a_dengue_foto_sergio_vale_1.jpg

Representantes do Governo do Estado ressaltaram a importância de os empresários da construção civil evitarem acúmulo de água nas obras (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Enquanto a comunidade se mobiliza, representantes do Governo do Estado e das construtoras de Rio Branco se reuniram na tarde de sexta-feira para trocar informações a respeito da dengue. De acordo com o secretário de Obras, Eduardo Vieira, os fiscais da Secretaria de Obras foram orientados para identificar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue nos canteiros de obras públicas e particulares. “Identificamos que nas obras estão sendo encontrados focos de reprodução do mosquito. Por isso, reunimos os empresários para orientá-los em relação aos cuidados que precisam ser tomados”.

O secretário de Atenção à Saúde, Thor Dantas, proferiu a palestra e destacou que assim como nas residências, as construtoras devem realizar uma limpeza semanal nos canteiros de obras para manter os locais que acumulam água livres da dengue. “Se tirarmos um dia da semana para olharmos para nosso quintal com olhar de quem procura focos de dengue a gente elimina os criadouros de dengue que estão do nosso lado”.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Acre, João Salomão, o encontro é importante para que as devidas ações de prevenção sejam tomadas. “Esse é um problema de todos e as soluções precisam ser compartilhadas”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter