Arraial Cultural – Tradição, cultura popular e acreanidade

Concurso de quadrilhas, apresentações de folguedos, show com o cantor Moraes Moreira, comidas típicas e brincadeiras tradicionais formam a programação junina do evento

quadrilha2.jpg

Programação contará com o tradicional festival de quadrilhas (Foto: Val Fernandes/Assessoria FEM)

Uma das festas de maior expressividade do calendário artístico-cultural do Acre, o Arraial Cultural apresenta este ano o tema Tradição, Cultura Popular e Acreanidade, inspirado na cultura dos seringais. Concurso de quadrilhas, apresentações de folguedos, shows com artistas locais, comidas típicas e brincadeiras tradicionais formam a programação junina do evento, que começa neste fim de semana, de 29 de junho a 5 de julho, sempre a partir das 18h30, no estacionamento do Arena da Floresta. O evento é uma realização do Governo do Acre, através da Fundação de Cultura Elias Mansour com o apoio da Prefeitura de Rio Branco e Liga das Quadrilhas Juninas do Acre.

No espaço está sendo montado uma espécie de cidade cenográfica composta pela Arena dos Folguedos, local onde acontece o tradicional concurso de quadrilhas e shows com artistas locais, o Palco Saudades do Seringal com apresentações de grupos populares e o Terreiro dos Quitutes, com barracas de comidas típicas, além da Barraca das Tradições. Nesta edição 16 grupos de juninos transformam o concurso em evento estadual com a participação de quadrilhas dos municípios acreanos. 

Moraes Moreira e banda

A grande atração deste ano é o show do cantor e compositor Moraes Moreira e banda. Um dos criadores dos Novos Baianos, os números da carreira de Moraes Moreira impressionam: são quarenta discos e quase 500 músicas compostas ao longo de quarenta anos de ótimos serviços prestados à música nacional, seja nos Novos Baianos seja em sua carreira solo. O artista bridará o público com um show que traz músicas antigas como Lá vem o Brasil descendo a ladeira, Eu também quero beijar e Pombo correio, além de novos sucessos como Oi e Spok Frevo Spok.

Noite das Tradições – Com uma diversidade de manifestações a Noite das Tradições, no sábado, 4, apresenta os Folguedos Populares – As Pastorinhas da Seis de Agosto, Marujada e  a  Quadrilha Convidada  Si Bobiá a Gente Pimba – Samambaia – DF.

No palco alternativo todos os dias o público poderá apreciar o Saudades do Seringal  com a apresentação dos grupos  Baques de Festa e Enverseios da Natureza com Antônio Pedro e Banda Uirapuru, Contação de Causos com Cícero Farias,  Monteirinho e Os Bangunceiros do Forró e o Forró Regional com o Grupo Caravana do Pecado.

Grupos dos municípios – O evento que representa o fortalecimento do movimento de cultura popular, esse ano abre o leque para a participação de grupos dos municípios que estarão representados por suas quadrilhas.

A edição 2009 além de valorizar e revitalizar a cultura junina de tradição nordestina dos nossos avós, antepassados e colonizadores, faz uma ponte muito importante com a cultura dos seringais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter