Arraial Cultural, nova visão do jeito caipira

Com forró, folguedos e o baque do seringal, festa vai se afirmando no calendário de eventos do Acre


arrail_cultura_900_01.jpg
arrail_cultura_900_02.jpg
arrail_cultura_900_03.jpg

O Arraial Cultural de Rio Branco chega a sua décima edição com inúmeros causos para contar e consolida o estilo acreano de promover a cultura caipira. Centenas de pessoas estão lotando o estacionamento da Arena da Floresta para ver quadrilhas e brincadeiras típicas, e degustar pratos como a maçã do amor feita pelo comerciante Fábio Luiz de Oliveira, que acompanha o Arraial Cultural desde seu início, uma década atrás, no estacionamento do Juventus, na avenida Getúlio Vargas. "Além de ter uma oportunidade de renda,  sou fã desta festa", disse Fábio, que já chegou a vender quatro caixas de maça na semana do  arraial.  Cada caixa contém 120 frutas.

Ou dar uma passadinha na barraca de Sergio Roberto, de Senador Guiomard, onde mora com a mulher Deísa Maia, hábeis no preparo de uma tapioca. A especialidade da casa é a tapioca com queijo e presunto mas no Arraial estão servindo tapioca com castanha. Uma delícia!

De fato, a festa se constitui em oportunidade de renda, já que o espaço vem ficando lotado todas as noites.  Nesta quinta-feira, 3, por exemplo, um grupo de peruanos se sentou ao alto da arquibancada para assistir com atenção o divertido concurso de quadrilhas.

A organização montou um  palco alternativo Saudades do Seringal, os grupos Baques de Festa e Enverseios da Natureza, Monteirinho e Os Bangunceiros do Forró embalam um repertório característico das festas populares. Nesse contexto, consolida-se o resgate do Baque, que dita os ritmos criados nos seringais do Acre.

A principal atração de sábado, 5, é o show do cantor paraense  Pinduca, que se apresenta  às 21h,  no estacionamento da Arena da Floresta. A apresentação será marcada  pelos ritmos sirimbó, lári-lári, lambada e lamgode, as especialidade de  Pinduca.

Também no sábado está prevista a  apresentação das Pastorinhas e da quadrilha convidada Grupo Recreativo Matutos da Marechal, da cidade de Candeias do Jamari, de Rondônia.   Ainda no sábado, e também no domingo, os visitantes poderão ver o espetáculo cearense cordel  de  as Catirinas: Uma Comédia Tradicional Popular. 

O Arraial Cultural é promovido pelo Governo do Estado do Acre, através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM) e apoio da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil e da Liga das Quadrilhas Juninas do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter