Área de Proteção Ambiental Lago do Amapá recebe ação de educação ambiental

Governo do Estado, sociedade civil, associação e o Grupo Escoteiro Leôncio de Carvalho 004/AC uniram esforços numa ação de limpeza na Área de Proteção Ambiental Lago do Amapá. Neste domingo, 10, foi realizada uma abordagem ambiental junto aos banhistas das praias do rio Acre e usuários das trilhas, e a equipe recolheu mais de 200 quilos de resíduos sólidos.

Foi realizada uma abordagem ambiental junto aos banhistas das praias do rio Acre e usuários das trilhas, e a equipe recolheu mais de 200 quilos de resíduos sólidos Foto: Cedida

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) uniu as equipes de gestão da APA Lago do Amapá e técnicos da Divisão de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis para coordenar a ação que contou também com representantes da Associação de Moradores e Produtores Rurais da Estrada do Amapá (Amprea) e dos brigadistas comunitários voluntários.

“Nossa equipe de educação ambiental tem feito um trabalho transversal e junto com a gestão da APA Lago do Amapá está de parabéns pela iniciativa, atitudes simples e efetivas como estas motivam a comunidade a participar”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Israel Milani.

Além da abordagem ambiental, o grupo de voluntários aproveitou para recolher os resíduos sólidos que estavam espalhados nos acessos ao rio e nas praias. “Essa é uma ação cívica que valoriza a responsabilidade de cada um de nós com a natureza, com as águas e com a vida”, disse a diretora presidenta do Grupo Escoteiro, Francisca Germana Nobre Neta.

Para Alieth Gadelha, presidente da Amprea, é necessário organizar a visitação pública dentro da APA Lago do Amapá. “Neste sentido, com apoio da Semapi,  estamos participando de uma capacitação em Turismo Sustentável de Base Comunitária que está possibilitando entender como estruturar a exploração econômica da atividade. No próximo ano a comunidade terá uma participação decisiva no ordenamento do acesso ao local”.

Mirna Caniso, gestora da APA Lago do Amapá ressaltou que ações integradas entre diferentes atores sociais, além do poder público, tem enorme adesão da comunidade. “Ações como esta ajudam na transformação social. Estamos fazendo um gesto simples, de conversar com as pessoas, tocar em suas atitudes diárias, se cada um que participou aqui levar isso para a vida, conseguiremos mudanças extraordinárias a favor do ambiente”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter