Arca das Letras: Acre recebe Encontro dos Agentes de Leitura

Encontro é promovido para que os voluntários possam trocar experiências sobre o funcionamento das bibliotecas rurais implantadas em suas comunidades

arca_das_letras.jpg

Programa leva incentivo à leitura às comunidades de difícil acesso (Foto Cedida)

O programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Oscip Missão Criança realizam o Encontro dos Agentes de Leitura do Território da Cidadania Alto Acre e Capixaba. A ação acontece na terça-feira (28) e na quarta-feira (29), na Pousada Bom Destino, localizada no município de Porto Acre, no estado do Acre. A ação recebe apoio do Governo do Estado do Acre, com a mobilização da Secretaria de Extrativismo e Produção Familiar (Seaprof) e da Fundação de Cultura Elias Mansour; além da Delegacia Federal do MDA/AC, prefeitura municipal de Porto Acre e do Incra/AC.

Participam das atividades os agentes de leitura de projetos de assentamentos do Incra, famílias ribeirinhas, indígenas e moradores de reservas extrativistas, dos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia e Xapuri, do território Alto Acre e Capixaba, mais os municípios de Acrelândia, Porto Acre e Rio Branco.

O Encontro é promovido para que os voluntários do Arca das Letras possam trocar experiências sobre o funcionamento das bibliotecas rurais implantadas em suas comunidades e avaliar o alcance dos objetivos propostos pelo Programa, como o incentivo à leitura, o apoio aos processos educacionais, culturais e de desenvolvimento das práticas produtivas e, ainda, estimular a participação das famílias beneficiadas na gestão coletiva das bibliotecas.

Outro objetivo da ação é formar a Comissão dos Agentes de Leitura, que ficará responsável pelo acompanhamento das bibliotecas no Território, por um período de seis meses. Ao visitar casas, associações, igrejas, pontos de cultura ou centros comunitários onde as arcas estão instaladas, os seis representantes da comissão vão realizar as mudanças necessárias à melhoria do trabalho dos agentes de leitura.

Em 2008, o estado do Acre recebeu 100 bibliotecas rurais, distribuídas nos municípios Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Mâncio Lima, Porto Alegre, Rio Branco, Rodrigues Alves e Xapuri. Em todo o Brasil, o Programa implantou, desde 2003, 6.109 bibliotecas rurais em mais de 1.800 municípios. O número de livros distribuídos passa de 1,3 milhão, beneficiando acima de 700 mil famílias do campo. A administração das bibliotecas é feita por mais de 12 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural.

PROGRAMAÇÃO

28 de abril de 2009 – Terça-feira
9 às 19h
: Encontro dos Agentes de Leitura dos Territórios Alto Acre e Capixaba

29 de abril de 2009 – Quarta-feira

9 às 11h: continuação das atividades do Encontro
11h30: Encerramento do Encontro e posse da Comissão de Agentes de Leitura dos Territórios, com a presença de autoridades locais, estaduais e federais e dos movimentos sindicais e sociais ligados aos trabalhadores rurais

Local:
Pousada Bom Destino – Seringal Bom Destino, margem esquerda do Rio Acre – Porto Acre/AC

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter