Aprovados em concurso para oficial da PM do Acre se despedem de famílias e iniciam formação em Minas Gerais

Despedida é sempre um momento difícil, mas, quando se tem um objetivo maior, pode tornar-se um pouco mais leve e trazer a esperança de dias melhores. Talvez seja essa a sensação experimentada pelos 26 recém-aprovados no Concurso Público para Aluno Oficial Combatente da Polícia Militar do Acre (PMAC). Nas primeiras horas desta sexta-feira, 23, eles se despediram de suas famílias e, de Rio Branco, embarcaram para Minas Gerais, onde farão o Curso de Formação de Oficiais (CFO), que tem a previsão de duração de três anos.

Lançado em 25 de maio de 2023 pelo governo do Estado, este foi o primeiro concurso que requisita nível superior em Direito para ingresso na instituição militar. O certame exigiu que os concorrentes passassem por diversas fases, como prova objetiva e de redação, teste de aptidão física, exames psicotécnico, médico e toxicológico, além de investigação criminal e social. Finalmente, na última quarta-feira, 21, foram homologadas as matrículas dos aprovados: 15 homens e 11 mulheres. Dez deles já faziam parte do efetivo da PMAC.

Aluno oficial André Luiz Ferreira se despede de seus familiares. Foto: Davi Barbosa (Ascom/PMAC)

Devidamente alinhado entre os novos alunos oficiais, André Luiz Ferreira pertencia à tropa da PMAC desde 2019, quando ingressou como soldado e, agora, avança para outro degrau da carreira militar. Ele espera representar a instituição com o melhor empenho possível. “Estamos indo todos em busca de um sonho, deixando nossas famílias, casa, conforto, tudo em busca de um objetivo que, no final, vai valer a pena”, declara o militar.

Classificada em primeiro lugar no concurso, Luana Sampaio, que trabalhava como assessora jurídica na Defensoria Pública do Estado, considera desafiadora a nova etapa de sua vida. “Vai ser uma fase bem difícil, porém, satisfatória. Tenho certeza que vai trazer muitos frutos: uma carreira brilhante e muito respeitada”, responde a jovem, acerca de suas expectativas em relação à carreira militar.

Luana Sampaio (em destaque, à esquerda) foi a primeira colocada no concurso. Foto: Davi Barbosa (Ascom/PMAC)

A solenidade de abertura do CFO será realizada na próxima terça-feira, 27, e terá a participação dos governadores dos estados do Acre, Gladson Cameli, e de Minas Gerais, Romeu Zema. Os comandantes-gerais das Polícia Militares de ambos os estados, coronéis Luciano Dias Fonseca (PMAC) e Rodrigo Piassi do Nascimento (PMMG), também se farão presentes no evento. A partir daí, os novos cadetes iniciam a formação, que será realizada na sede da Academia da PMMG, com a primeira fase em regime de internato.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter