Um dos maiores movimentos voluntários de solidariedade e apoio às vítimas da enchente do Rio Acre em Xapuri partiu dos funcionários da fábrica de preservativos Natex. A indústria suspendeu sua linha de produção por quase uma semana e envolveu seu grupo de colaboradores no trabalho de atendimento às famílias atingidas pela maior alagação da história das regiões do Alto e Baixo Acre.
Dos 170 funcionários da indústria, 19 foram afetados diretamente pela enchente. Do restante, diferentes equipes foram formadas para ajudar a Defesa Civil em ações como remoção de famílias, preparação e gerenciamento de abrigos, realização do cadastro social dos desabrigados e desalojados, juntamente com os setores de Assistência Social, e limpeza das casas no período pós-enchente.
“A participação da Natex neste momento de muitas perdas em Xapuri foi um envolvimento de cidadania, um movimento voluntário de total doação”, disse Dirlei Bersh, diretora-presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), que administra a empresa.
Na manhã desta quinta-feira, 5, os funcionários da Natex receberam a visita de agradecimento de uma equipe formada por coordenadores das ações de Defesa Civil mobilizadas em Xapuri durante a enchente. Participaram do encontro o secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias, representando o governador Tião Viana, o promotor de justiça Bernardo Albano, o tenente César, do Corpo de Bombeiros Militar, e o tenente Santos, do 7º Batalhão de Engenharia e Construção (7º BEC).
A Natex retoma a sua linha de produção a partir das 6 horas da manhã desta sexta-feira, 6.