Após reforma do governo, Hospital Abel Pinheiro se torna referência no Juruá

Há três meses, o governo do Acre reinaugurava o Hospital Geral Dr. Abel Pinheiro Maciel Filho, no município de Mâncio Lima, após reforma e ampliação executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), que resultou na modernização do espaço, implantação de equipamentos tecnológicos e contratação de médicos, transformando a unidade em referência para a população do Juruá.

Cidade mais ocidental do país foi contemplada com reforma do hospital, que beneficiará diretamente 20 mil pessoas. Foto: Jean Lopes/Seinfra

A obra de reconstrução dos dois blocos do hospital gerou um investimento de mais de R$ 5 milhões, oriundos de recursos do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), e de emenda parlamentar do deputado federal Alan Rick.

De acordo com a gerente administrativa do hospital, Elciane de Souza, a reforma e ampliação garantiu celeridade no atendimento, tanto aos pacientes internados quanto aos usuários em situação de emergência, oferecendo condições dignas a todos.

“Hoje conseguimos manter dois médicos no plantão, facilitando o atendimento a todos, por termos duas alas, Bloco A e Bloco B, onde ficam as internações e o atendimento emergencial. Desta forma, conseguimos ter o atendimento específico para os nossos pacientes internados e para os que vão chegando no decorrer do dia”, enfatizou.

Responsável pela administração explica como a modernização do hospital atraiu populações de cidades vizinhas a se consultarem na unidade. Foto: Jean Lopes/Seinfra

O hospital Abel Pinheiro não passava por qualquer intervenção desde 1991. Com a obra, foram reformados e ampliados os setores de farmácia e laboratório, e implantadas novas fachadas, necrotério, cobertura da recepção e do estacionamento para ambulância, entrada de emergência, laboratório e espaço para unidade transfusional. Outro ganho foi a modernização dos equipamentos.

“Temos um laboratório ativo e o aparelho do raio-x agora possui tecnologia de ponta, que emite imagens digitais deixando os diagnósticos de doenças mais precisos. Com isso, a demanda da nossa unidade aumentou. Temos gente dos municípios vizinhos vindo na nossa unidade, os ribeirinhos, as pessoas dos ramais, dos municípios de Santa Rosa e Rodrigues Alves. Estamos atendendo às demandas. Tudo está funcionando muito bem”, frisou a gerente administrativa.

Foram 31 anos de espera da população por uma reforma no hospital, inaugurado em 1983. Foto: Jean Lopes/Seinfra

A melhora do serviço, após a reforma e ampliação da unidade, foi confirmada pela paciente Ana Carolina, logo após o seu atendimento médico.

“Faz tempo que não venho ao hospital, mas agora que eu vim, digo que o atendimento foi muito bom. Inclusive, fui atendida de forma rápida desde a triagem até o médico, que me atendeu super bem. Antes era um desgosto, pois vinha doente para cá e ainda tinha que aguardar muito tempo por um médico para ser atendida. Melhorou bastante com a chegada de médicos, a reforma, a climatização do espaço e a segurança”, contou.

Médico contratado após a reforma do hospital agradece estrutura garantida pelo governo para prestar serviço com eficiência. Foto: Jean Lopes/Seinfra

O doutor José Alisson é um dos novos médicos contratados pelo governo do Acre para atender no Hospital Abel Pinheiro. Para ele, o investimento foi de suma importância para todos os usuários do serviço na região.

“É muito gratificante poder atender bem a população, com rapidez e qualidade e conseguir suprir todas as necessidades dos nossos pacientes. Fui contratado recentemente neste contrato emergencial pelo governo do Estado. Queria muito agradecer ao governador pelas oportunidades dadas aos profissionais de saúde que estão começando no mercado de trabalho”, ressaltou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter