condições dignas

Após investimentos do Estado, novas instalações do Iapen são apresentadas ao Judiciário acreano

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF), do sistema carcerário do Tribunal de Justiça (TJ), conheceu nesta sexta-feira, 4, os investimentos feitos pelo governo do Estado para melhorar a funcionalidade do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), com a nova sede que oferece condições dignas para atendimento aos egressos do sistema penitenciário, advogados, familiares, servidores e o público em geral.

Judiciário faz visita institucional as novas instalações do Iapen na Estação Experimental. Foto: José Caminha/Secom

Durante a visita institucional, na nova estrutura do Iapen, inaugurada recentemente no prédio da Caixa Econômica, bairro Estação Experimental, os membros do GMF, composto por TJ, Ministério Público e Defensoria Pública conheceram as instalações que incluem salas de grupo, disponibilizadas para realização de oficinas de capacitação, palestras e demais ações voltadas a ressocialização, salas de atendimento individual, atendimento inicial e tudo que compõe a sede administrativa.

A juíza da Vara de Execuções Penais, Andréa da Silva Brito parabenizou as iniciativas em investimentos que garantam receber o público do sistema carcerário com dignidade e acolhimento, o que segundo ela, é importante também para os servidores, pois evita um quadro funcional adoecido numa atividade tão desafiadora como o sistema prisional.

Juíza da Vara de Execuções Penais, Andréa Brito, com a equipe do GMF. Fotos: José Caminha/Secom

“Satisfatório o despertar sobre a implementação de ações voltadas para o momento do egresso. Nesse sentido, o escritório social é parte fundamental do projeto, pois apenas construir presídios não resolve os graves problemas sociais do sistema”, avaliou a juíza de direito.

O diretor executivo administrativo do Iapen, Leonardo Salomão falou sobre a importância da visita institucional, tanto para apresentar os investimentos numa sede humanizada para o público em geral, quanto para estreitar parcerias que levem ao fortalecimento das ações de reintegração social.

Diretor administrativo do Iapen, Leonardo Salomão destacou que os investimentos do governo priorizam atendimento digno Fotos:José Caminha

“Muito positivo constatar um olhar jurídico de aprovação, frente as ações do executivo através do Iapen”, finalizou Salomão.