Após 15 anos, produtor rural realiza sonho da primeira habilitação

Uma década e meia, esse foi o tempo que seu Gilberto Pereira, da Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, levou para conseguir se habilitar e garantir o direito de conduzir seu carro e sua motocicleta. Com quatro processos de primeira habilitação abertos junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), só agora ele foi aprovado nos testes teóricos e práticos.

Foram quatro processos de habilitação, 17 provas teóricas e quatro práticas até ser aprovado. Foto: Ascom Detran

Só para chegar em casa, o produtor rural percorre 28km de ramal no Seringal Cachoeira. A lida diária foi sua maior dificuldade para frequentar uma autoescola e conseguir se habilitar em duas categorias. Nem sempre ele conseguia frequentar as aulas teóricas e assimilar os conteúdos para garantir a pontuação mínima de 21 pontos no teste teórico. Foram 17 provas escritas até a aprovação.

Vencida a etapa da múltipla escolha, chegou a hora das aulas práticas. Nessa parte seu Gilberto, que tem 55 anos, não teve muita dificuldade. Foi aliando a experiência da pilotagem na zona rural às instruções repassadas pelo instrutor na autoescola que ele conseguiu ser aprovado nos testes práticos A e B com apenas um reteste em cada categoria.

“Tenho carro, moto e pago os documentos em dia. Por conta dessa necessidade que a gente tem de se deslocar no seringal onde moro, eu já dirigia. Tinha a prática, mas não a habilidade. Eu não tinha o direito de dirigir, andava escondido, mas agora isso acabou. Foi uma luta de 15 anos”, disse o trabalhador rural.

O produtor rural fez questão de agradecer o apoio dos examinadores de trânsito durante o processo. Foto: Ascom Detran

Na colocação onde reside com filhos e netos, seu Gilberto cria pequenos animais e cultiva alguns alimentos, aliado à atividade extrativista. Ele não nega que a ideia de desistir do processo de habilitação passou algumas vezes pela sua cabeça, mas a fé não permitiu que isso acontecesse.

“Eu precisava largar todo o meu serviço na colônia pra vir fazer as aulas. Acontecia imprevistos, eu pegava chuva na estrada, o pneu da moto furava, tinha que dormir na casa de uma filha minha que mora aqui na cidade, era difícil. Foi um sufoco muitas vezes, mas eu não podia desistir”, disse Gilberto.

Aprovado nos exames teóricos e práticos, o próximo passo é receber a tão sonhada habilitação. Ele já fez planos para quando estiver com o documento em mãos. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai dar liberdade de conduzir seu próprio veículo a quem por toda a vida se viu preso às dificuldades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter