Apoio do governo fortalece piscicultura no Juruá

(Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Francisco tem atualmente 1.500 quilos de pescados prontos para a comercialização (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O sucesso do Complexo de Piscicultura em Rio Branco anima os criadores de peixes na região do Juruá. Francisco Parnaíba é criador de peixes em Rodrigues Alves e se entusiasma com o novo momento que vive a piscicultura no Acre.

Com a ajuda do governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), o produtor rural construiu oito açudes em sua propriedade rural, onde se dedica à criação de matrinchã, pirarucu, pintado, curimatã e tambaqui.

A produção é alta: Francisco tem atualmente 1.500 quilos de pescados prontos para a comercialização.

“Está valendo muito a pena criar peixes. Não precisa muita gente para produzir, e o lucro é certo. Com a ajuda, nossa produção tem crescido e a renda, melhorado muito”, afirma Parnaíba.

A produção é familiar. O braço direito de Parnaíba na criação de peixes é o filho, Valdo, 30. Ele reconhece que, sem o apoio do governo, teria sido impossível construir os tanques e aumentar a produção.

“Com o incentivo da Seaprof, conseguimos aumentar os tanques e financiar um veículo. A secretaria tem sido fundamental não só para mim, mas para todos os criadores de peixes aqui da região”, explica Valdo.

Apoio técnico e Complexo de Piscicultura no Juruá

(Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Criação de peixe é uma das atividades do produtor (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Já foram construídos 425 açudes na propriedade de 312 produtores rurais. Só durante o período da Semana Santa, os piscicultores da região comercializaram cerca de 20 toneladas de pescado.

“A orientação é auxiliar os criadores de peixes para garantir que eles tenham uma produção de qualidade. Nos últimos anos, a produção de pescado deu um salto aqui no Juruá, tanto em quantidade como na qualidade do peixe”, afirma Simão Oliveira, técnico da Seaprof que presta assistência técnica aos piscicultores.

Outro fator que incentiva os criadores de pescado são os investimentos do governo no Estado na área de piscicultura na região. O centro de alevinagem já está em pleno funcionamento e o frigorífico de peixes do Juruá começa a operar ainda este ano.

(Foto: Gleilson Miranda/Secom)
(Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter