saúde

Aparelho de tomografia irá beneficiar regional do Alto Acre

O aparelho de tomografia que está sendo instalado no Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia, irá beneficiar toda a população do Alto Acre. Para que o processo seja concluído o quanto antes, obedecendo todos os requisitos de segurança, a secretária de Estado de Saúde interina, Muana Araújo, esteve nesta sexta-feira, 9, realizando a vistoria para a instalação do suporte circular da máquina.

Secretária de Saúde interina, Muana Araújo, esteve nesta sexta-feira, 9, realizando a vistoria para a instalação do suporte circular da máquina. Foto: Júnior Aguiar

Os aparelhos de tomografia são equipamentos que não podem ser instalados e manuseados por qualquer profissional. O processo de instalação é realizado pelo fabricante.

“O hospital de Brasileia é uma grande obra que o Estado possui e estamos buscando melhorar cada vez mais o serviço prestado nessa região. O objetivo foi identificar possíveis problemas que possam ter na estrutura, além de visitar a obra do tomógrafo quem vem seguindo todo o cronograma, já fizemos toda a instalação, agora está faltando somente a parte mecânica. Verificamos também a usina e oxigênio e leitos adaptados para UTI”, destaca  a secretária Muana Araújo.

Aparelho de tomografia irá beneficiar regional do Alto Acre. Foto: Júnior Aguiar.

O governo do Acre investiu mais de R$ 1,5 milhão neste aparelho de tomografia para que a população do Alto Acre tenha tratamento adequado e humanizado, sem precisar se deslocar para longas distâncias.

Também presente na vistoria, o secretário de Infraestrutura, Cirleudo Alencar, destacou que o objetivo foi uma vistoria prévia da entrega final da transformação dos vinte leitos de enfermaria que foram transformados em UTI.

“Os leitos estarão todos adaptados, com toda rede de gases, acessórios e equipamentos necessários para o funcionamento dessa unidade. A instalação do tomógrafo estará beneficiando quatro municípios, facilitando a vida da população, um exame complexo que antes era feito somente na capital. A Sesacre faz um trabalho extraordinário, além de ser um pedido do nosso governador Gladson Cameli que resolvesse essa situação o quanto antes”, afirma o secretário.

O governo do Acre investiu mais de R$ 1,5 milhão no aparelho de tomografia. Foto: Júnior Aguiar.

Para confirmação da agenda de instalação é necessário que o Laudo de Aterramento com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) esteja disponível até 29 de julho. Com êxito total nas etapas anteriores, poderá ser iniciado o agendamento da etapa de aplicação (treinamento operacional) a partir do dia 9 de agosto.

No dia 10 será finalizada a instalação mecânica e vistoria final para a programação da 2ª etapa. “Não havendo intercorrências nessa etapa, podemos dar início à essa instalação na nova sala a partir de 2 de agosto. O tempo médio estimado para liberação do equipamento para exames teste é de 5 dias úteis”, explica a secretária de Saúde, interina, Muana Araújo.