Ao Mestre, com carinho

Professores da rede pública de ensino do Acre têm muito a comemorar neste dia 15 de outubro 

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O conjunto de todas as ações e investimentos realizados até agora resultou na escalada da educação do Acre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): de 26º lugar no ranking nacional em 1999, saltamos para 7º lugar em 2010 (Foto: Assessoria SEE)

Muitos ganhos foram alcançados ao longo dos últimos 12 anos. As negociações salariais com a categoria dos profissionais da educação levaram o governo do Estado a atingir um dos melhores pisos salariais para professores em início de carreira, com carga horária de 30 horas, entre todos os Estados brasileiros.  

A luta pelo reconhecimento e valorização da categoria rendeu a instituição umPlano de Cargos e Carreiras (PCCR) que assegura promoções e progressões funcionais, além do estabelecimento de gratificações de valorização e desenvolvimento profissional e da gestão. Outra conquista significante foi o piso salarial para professores com formação de nível superior, que em 1998 era de R$ 404 e em 2010 atingiu R$ 1.675,79, considerado o melhor da Região Norte e um dos melhores do Brasil.  

Ao final de 2012, como resultado do último processo de negociação salarial, realizado em maio de 2010, o professor acreano terá atingido um salário inicial de R$ 2.010. Se, conforme permitido por lei, o profissional for detentor de dois contratos de professor, como acontece em larga escala no Acre, em dezembro de 2012 este não receberá menos do que R$ 4.020.  

O Secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, chama atenção para "o programa de formação inicial de professores, onde o Acre se tornou, ainda no primeiro semestre de 2011, um dos poucos estados brasileiros a superar a marca de mais de 90% de seu quadro de professores da rede pública estadual de ensino com formação de nível superior, totalizando 94%. Os Programas de formação habilitaram, aproximadamente, 9.600 professores, desde o seu início em 1999 até 2011", informa.  

As conquistas não pararam por aí. Ainda de acordo com Daniel Zen, "o programa de formação continuada assegura também a constante atualização e aperfeiçoamento no manejo de novas técnicas metodológicas e na experimentação de novas práticas pedagógicas, garantindo o horizonte de melhoria da qualidade da educação. Os investimentos em tais programas totalizaram R$ 47,2 milhões", afirma.  

O conjunto de todas as ações e investimentos realizados até agora resultou na escalada da educação do Acre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): de 26º lugar no ranking nacional em 1999, saltamos para 7º lugar, considerando a média a partir das notas obtidas nos três ciclos de ensino avaliados pelo Inep.

Professores destacam conquistas e o papel social desempenhado por eles

Além das conquistas salariais e das oportunidades oferecidas aos educadores, para que eles continuem avançando e melhorando a técnicas pedagógicas, destacam-se os papéis de colaboração na construção do caráter dos alunos e de agente social que a profissão requer.

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Muitos ganhos foram alcançados ao longo dos últimos 12 anos na educação acreana (Foto: Assessoria SEE)

"A educação do Acre não é mais a mesma", afirmou o professor da Escola Heloisa Mourão Marques, Marcio Mourão, ressaltando com entusiasmo a melhoria observada na estrutura das escolas, e destacando o benefício da aquisição dos netbooks e da descentralização de recursos e das capacitações a que os professores são contemplados, os quais, segundo ele, tem contribuído para melhorar a qualidade da educação. "Hoje, tenho orgulho e prazer de ser professor. Desempenhamos também o papel de pai, mãe, psicólogo e amigo. Ser professor é se doar com amor ao processo da docência, pois somente com amor é que assumimos o compromisso com a formação de pessoas éticas e cidadãs", afirma.

A professora Quésia Nogueira enfatiza a positividade e a construção de um ambiente propício para a troca de conhecimento. "Algumas vezes, ser professor é renunciar às suas necessidades para atender a dos alunos, quando você percebe que neles existe a vontade de realmente aprender. Plantando este tipo de trabalho tudo muda, e nós sempre colhemos os melhores frutos", destaca.

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