Ação de governo contra uso de drogas capacita professores na zona rural

Políticas de prevenção e repressão estão nas diretrizes do planejamento estratégico de metas a ser alcançado pela segurança pública em 2011

dsc08505.jpg
 

mrio_elder_antnio_marcos_e_alberto_da_paixo.jpg

Professores da Escola Municipal José Cezário de Farias, distante 20 quilômetros de Bujari, foram capacitados pelo CONEN (Foto: Assessoria SESP)

Combater a disseminação do uso de drogas ilícitas entre adolescentes é uma das prioridades do governo do Estado. Políticas de prevenção e repressão estão nas diretrizes do planejamento estratégico de metas a ser alcançado pela segurança pública em 2011. O tema tem sido explorado em simpósios, fóruns e seminários nos quais o assunto é focado. As drogas vêm causando transtornos também entre pais e educadores, despreparados para a correta abordagem do assunto.

Existem depoimentos de pais e mestres, que preferem a omissão à abordagem do assunto (drogas) por temor da reação do filho ou aluno. Para ajudar nessa abordagem, o professor e coordenador estadual do Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN), Mário Elder, vem ministrando cursos de capacitação nas escolas tendo como público alvo o corpo docente, pessoal de apoio e administrativo.

No bojo dessas iniciativas, são tomadas as providencias para a criação dos conselhos municipais antidrogas levando o tema para o âmbito oficial e ampliando as parcerias para o enfrentamento das drogas, os males que ela causa à sociedade e a busca de alternativas para a redução de danos entre os que já são considerados dependentes químicos.

Professores da Escola Municipal José Cezário de Farias, distante 20 quilômetros de Bujari, foram capacitados pelo CONEN com o curso de “Formação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas no Ambiente Escolar”. No sábado aconteceram o encerramento e a entrega dos respectivos certificados. A Secretaria de Segurança Pública (SESP) foi representada na ocasião pelo diretor de operações, Alberto da Paixão Nascimento.

Segundo o professor Mário Elder, a dependência química é uma doença social, com características de epidemia e com custos econômicos e sociais vultosos. “O dependente é um cidadão debilitado, tem sua capacidade produtiva entorpecida e pode vir a causar grandes danos aos outros cidadãos, à sociedade e a si mesmo”, disse.

Para o diretor de operações da SESP, o uso de drogas espalha-se de acordo com os mesmos referenciais que ocasionam a disseminação das epidemias, com um agravante: "os pacientes buscam o agente instalador da doença, a droga, ao invés de evitá-lo”.

Alberto Paixão parabenizou os professores que participaram da capacitação e, em nome do governador Tião Viana e do secretário de Segurança, agradeceu a presença de todos. “É gratificante vermos tanta gente envolvida em um projeto que focaliza a prevenção do uso abusivo das drogas entre o estudantes e adolescentes.”

Direção diz que o curso foi um presente

O professor e diretor Antônio Marcos da Silva afirma que a escola foi entregue à comunidade em 2008. Atende 300 alunos da 1ª à 8ª série, em dois turnos. Sua clientela é formada por alunos que residem no entorno da escola em um raio de 50 quilômetros.

Marcos Antônio afirma que ainda não foram identificadas drogas nas dependências da escola e é pouco comum o uso delas entre alunos da zona rural. Ainda assim, afirma, o curso é importante como meio de prevenção. “Foi um grande presente sermos beneficiados com esses conhecimentos. Esperamos nunca precisarmos usá-los, mas, se a situação exigir, temos a garantia de estarmos capacitados a lidar com o assunto.”