Angelim visita obras de escolas e creches que estão sendo construídas com apoio do Governo do Acre

Estimativa é de que até o fim do ano serão atendidas mais de 800 crianças na rede municipal de ensino

prefeito_visita_obras_adonay_melo__10.jpg
prefeito_visita_obras_adonay_melo__6.jpg
prefeito_visita_obras_adonay_melo__12.jpg

Prefeito Raimundo Angelim conheceu projetos e obras das creches que serão construídas na capital (Foto: Adonay Melo/PMRB)

O prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim visitou na manhã desta terça-feira, 25, obras de construção de duas escolas e uma creche que estão sendo realizadas nos bairros Jorge Lavocat, Morada do Sol e Geraldo Fleming, pela prefeitura, com o apoio do Governo do Estado, através do Pacto pela Educação.

Todas as obras adotam o padrão das construções do Município, contemplando a arquitetura regional, com infraestrutura e qualidade para atender crianças e funcionários. A prefeitura atende hoje, em média, 80 crianças em cada uma de suas creches. Até o final do ano a estimativa é de que serão atendidas mais de 800 crianças. Trata-se de um número significativo e resultado de um forte investimento do prefeito Angelim na área de Educação nos últimos seis anos, sempre com o apoio do Governo do Estado.

A primeira visita de Angelim foi às obras da escola de educação infantil do bairro Jorge Lavocat. É a primeira escola de ensino infantil da regional e que irá beneficiar 200 crianças e deve ser inaugurada no final de julho.

O secretário municipal de Educação, Moacir Fecury, que acompanhou o prefeito Angelim nas visitas, destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado na recuperação de escolas, construção de novas e revitalização do sistema de educação do município.

"Estamos realizando um trabalho em parceria com a comunidade. No Jorge Lavocat, por exemplo, nós não tínhamos terreno para a construção da escola e dialogamos com a comunidade que entendeu a importância de termos uma escola aqui", disse o secretário, lembrando que a escola infantil do bairro está sendo construída em um espaço anteriormente destinado a uma praça.

Angelim também visitou as obras da creche do bairro Morada do Sol, que funcionará ao lado de uma escola de ensino fundamental e quadra poliesportiva. Como as demais creches do município, esta terá capacidade para atender 80 crianças em período integral, das 7 da manhã às 17 horas.

A creche conta com sala para a coordenação, quatro salas climatizadas, sala de multimeios, parquinho infantil, banheiros feminino e masculino e para portadores de necessidades especiais, banhódromo, escovódromo e bebedouro, foi feito um refeitório, cozinha, despensa, área de serviço e depósito de materiais de limpeza e a construção da calçada, de acordo com o padrão da prefeitura de Rio Branco.

"Nós contamos com uma rede municipal de ensino que tem mais de 36 mil alunos e graças ao apoio do Governo do Estado, através do Pacto pela Educação, e do governador Binho Marques, estamos ampliando esse atendimento em todas as nossas regionais", destacou o prefeito Raimundo Angelim.

Na visita à escola Anice Dib Jatene, no bairro Geraldo Fleming, Angelim pode comprovar de perto a qualidade do serviço que vem sendo realizado no local. Antes ali funcionava uma escola de ensino fundamental em precárias condições. Agora o local, além de ter sido ampliado, foi totalmente refeito, garantindo acessibilidade, conforto e segurança para os alunos.

Na Anice Dib Jatene funcionarão nove salas de aulas, cada uma com 48 m ² – tamanho padrão de todas as salas das escolas municipais, banheiro para meninos, meninas e portadores de necessidades especiais, playground, salas de informática e multimeio, além de refeitório e área administrativa. A obra deve ser concluída em julho. Serão atendidos 600 alunos nos três turnos. Pela manhã e à tarde funcionará como escola de ensino fundamental e à noite com aulas para alfabetização de jovens e adultos.

prefeito_visita_obras_adonay_melo__7.jpg

Pacto pela educação

prefeito_visita_obras_adonay_melo__14.jpg

Secretário municipal de Educação, Moacir Fecury, também ressaltou a importância da parceria entre Governo e Prefeitura para a educação básica (Foto: Adonay Melo/PMRB)

O Pacto pela Educação firmado em 2007 entre a prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado deu certo e trouxe resultados muito positivos para a capital. O programa denominado Matrícula Cidadã, por exemplo, é resultado dessa parceria e acabou com as filas de matrícula na porta das escolas.

O sistema de gestão compartilhada foi apresentado em maio de 2007 em Buenos Aires (Argentina) em conferência internacional promovida pela Unesco e elevou consideravelmente a qualidade do ensino na capital acreana, que passou a figurar entre as 37 cidades brasileiras de melhor índice de alfabetização. Para efeito de comparação, o país possui 5.563 cidades.

Trata-se de um conjunto de compromissos que estão sendo reafirmados através do regime de colaboração previsto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Essa implementação enfrenta obstáculos em todo o País. A exceção é o Acre, onde união só prosperou segundo a secretária Estadual de Educação, Maria Corrêa, por não haver estrelismo entre os governantes. "A estrela é o ensino." A experiência foi juridicamente ampliada com a lei 1.694, que criou o Sistema Estadual de Educação.

Entre as capitais brasileiras, Rio Branco possui o terceiro melhor aproveitamento, segundo avaliação do sistema Rede de Aproveitamento de Boas Práticas nos Municípios. "Isso só é possível porque governo do Estado e município têm os mesmos objetivos, que é garantir o acesso à educação a todos os cidadãos", finalizou Angelim.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter