Angelim e Osvaldo Leal agradecem parceria com Tião Viana

Iniciativa quadruplicou as consultas em três centros de saúde e contribuiu para redução da dengue em Rio Branco

dsc_0013.jpg

A ampliação do número de médicos nos centros de saúde elevou para mais de 19 mil o número de consultas (Foto: Adonay Melo)

O prefeito Raimundo Angelim e o secretário municipal de Saúde, Osvaldo Leal, realizaram esta semana a avaliação do primeiro mês da parceria entre governo do Estado e prefeitura de Rio Branco na ampliação do atendimento nas unidades de saúde Eduardo Assmar, São Francisco e Augusto Hidalgo de Lima. Cada uma delas recebeu mais três médicos, o que elevou consideravelmente o acesso da população às consultas, medicamentos e exames laboratoriais. Com a parceria, o horário de atendimento diário passou a ser das 7 às 20 horas.

Na comparação entre os meses de dezembro do ano passado e janeiro de 2011, é possível ver a importância da relação estabelecida – no Augusto Hidalgo de Lima, por exemplo, foram realizadas 1.879 consultas em dezembro e, no mês seguinte, já com a parceria formalizada, o número saltou para 6.658 atendimentos. “Quadruplicamos o número de consultas”, comemorou Osvaldo Leal.

Os números são igualmente expressivos no Eduardo Assmar, no Segundo Distrito de Rio Branco. Em dezembro foram realizadas 1.578 consultas e, em janeiro, 6.288. Já no centro do São Francisco foram 5.966 atendimentos em janeiro contra 1.471 no mês anterior. “Os números dizem por si só a importância da parceria firmada pelo governador Tião Viana no reforço ao atendimento nesses três centros”, disse o prefeito.

Já são sentidos efeitos dessa medida nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Tucumã e Segundo Distrito e até mesmo no Hospital das Clínicas. Angelim e Leal aproveitaram para agradecer a iniciativa do governador pelos resultados positivos. A ampliação do número de médicos nos centros de saúde elevou para mais de 19 mil o número de consultas. Governo do Estado e prefeitura pretendem potencializar a parceria.

Nesses últimos anos, a prefeitura aumentou a capacidade de atendimento à população, com melhoria, reconstrução e reformas de três centros de saúde. Além disso, foram capacitados profissionais para a humanização nos atendimentos. Foi criado o Centro de Atendimento Especial, sendo o Barral y Barral a referência.

Ainda em parceria com o governo do Estado, apPrefeitura iniciou a implantação do Sistema de Informação Digital em Saúde (SIDS), em quatro centros e no Hospital de Clínicas do Acre. Até 2012 o programa chegará a todos os hospitais e postos da capital do Estado.

Dengue dá  sinais de redução, mas população deve manter alerta

A Operação Guerra Contra a Dengue já resultou na redução nos índices da doença através de ações como a remoção de lixo e entulhos em toda a capital e inspeção nos imóveis do município pelos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde. Eles identificam, eliminam e fazem o tratamento de criadouros. Os agentes também orientam a população para a necessidade de manter os cuidados preventivos contra a dengue. Estão sendo feitos também o recolhimento de pneus, distribuição e instalação de 36 mil capas de caixa d´água e aplicação de fumacê em várias áreas da cidade. São centenas de profissionais envolvidos diretamente com a operação.

Durante encontro com sindicalistas, o prefeito Raimundo Angelim lembrou que os novos casos da dengue estão caindo, mas há ainda muita preocupação por conta da intensificação das chuvas.

Obras reafirmam compromisso de Angelim com a saúde

Há um grande esforço da prefeitura na melhoria da atenção básica em saúde. Em breve serão iniciadas as obras de reconstrução do centro de saúde Barral y Barral, na Estação Experimental, e de reforma do Gentil Perdomo, no bairro Esperança. Os centros Claudia Vitorino e Vila Ivonete estão com suas obras quase prontas.

O centro Vila Ivonete terá todas as ações básicas de saúde na comunidade, incluindo uma sala de observação e consultório de oftalmologia. O prédio antigo foi demolido e em seu lugar ergueu-se um edifício de dois pavimentos. Com a reconstrução, a unidade está preparada para atender com qualidade e com várias especializações, os bairros da região.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter