André Dantas leva musicalidade amazônica para os EUA

André: "Regionalidade e ritmos" (Foto: Arison Jardim)
André: “Regionalidade e ritmos” (Foto: Arison Jardim/Secom)

O compositor, acordeonista e pianista acreano André Dantas parte nesta terça, 28, em companhia do violinista Pedro Cruz, para Seattle, nos Estados Unidos, onde fará três concertos e ministrará oficina de uma semana sobre a musicalidade amazônica na Universidade de Washington.

O convite partiu da cantora de jazz norte-americana Dina Blade, que já veio ao Acre três vezes nos últimos cinco anos e para quem André produziu o cd Bossa Amazônia.

“Meu maior desafio sempre foi encontrar no nosso povo e na cultura amazônica uma fonte de inspiração. Minhas composições refletem nossa regionalidade e ritmos”, observa o músico, que cumprirá agenda de duas semanas naquele país.

Casa cheia no show da Usina de Arte

Pedro Cruz e André Dantas (Foto: Arison Jardim/Secom)
Pedro Cruz e André Dantas (Foto: Arison Jardim/Secom)

No fim de semana, Dantas apresentou, com diversos convidados, na Usina de Arte, o espetáculo Música para Todos e lotou a casa. Muita gente ficou de fora.

O repertório contemplou MPB, samba, choro e bossa-nova, em composições de Jacob do Bandolim, Tom Jobim, Freire Júnior e também autorais.

Começou aos cinco

Filho de seringueiro, André começou a tocar a sanfona de 50 baixos do pai aos cinco anos e em pouco tempo se tornou a atração mirim do Seringal Cachoeira, onde viveu até os 15 anos. Integrou diversos grupos musicais e hoje lidera o Mais que Palavras e o Apuí. Está concluindo o curso de Música na Universidade Federal do Acre (Ufac).