Comércio Exterior

Anac realiza evento sobre exportações e oportunidades de negócios no Acre

A Agência de Negócios do Estado do Acre (Anac), em ação conjunta com a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), realizou nesta terça-feira, 7, um workshop sobre exportações e oportunidades de negócios. A atividade é a primeira de uma série de ações programadas pela instituição, com o objetivo de estreitar relação com o setor produtivo e apoiar iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico e social do estado.

Cultura de exportação é tema de palestra no I Workshop da Anac em 2023. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

“Nos últimos anos, o Acre vem batendo recorde de exportações. O resultado positivo pode ser ainda melhor, e nosso compromisso é trabalhar para criar mecanismos de ampliar a participação de empresas acreanas no mercado”, enfatizou a presidente da Anac, Waleska Bezerra.

Contando com a  parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AC), da Federação das Indústrias (Fieac) e do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, a atividade reuniu empresários acreanos, estudantes e representantes de entidades de classe do setor produtivo.

O coordenador de Promoção das Exportações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Vítor Maselli, palestrante convidado, destacou a importância de consolidar uma cultura de exportação:  “Quanto mais se prepara a empresa para exportação, há maior qualificação de recursos humanos, crescimento do mercado empresarial como um todo, gerando emprego e também renda”.

O coordenador de Promoção das Exportações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Vítor Maselli. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Durante a palestra, o público presente teve oportunidade de saber como funciona a Rede de Apoio à Internacionalização de Empresas, e atualizar informações sobre exportações do Acre.

Madeira, soja, castanha, milho, bovinos e suínos são os produtos regionais mais vendidos. Peru, Estados Unidos e Hong Kong são os principais parceiros comerciais do Acre. “Há espaço e grande potencial para exportar diversos produtos do estado”, enfatizou Maselli.

A estudante de Administração Manuele Miranda falou sobre a importância do evento para o público presente: “É muito importante que a gente tenha mais conhecimento sobre o tema; o Comércio Exterior é um campo da Administração que está se expandindo, então estou muito feliz de ter participado.”

Manuele Miranda, estudante de Administração. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

O que eles disseram

“Temos um ambiente favorável, com 30 milhões de habitantes, pessoas que residem no Acre e países vizinhos, estamos agora em um bom momento, aprendendo a nos olhar com novas perspectivas, como porta de saída para o mundo, com incentivos fiscais como mais um atrativo para investidores.”
Assurbanipal Mesquita, secretário da Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre

“É preciso apresentar o Acre lá fora, e para montar esse cardápio é necessário a união das instituições e apoio do Estado”.
José Adriano Silva, presidente da Fieac

“Nosso compromisso é de estar sempre ao lado das empresas, na superação de desafios.”
Vandré Prado, diretor de Administração e Finanças do Sebrae, representando o diretor superintendente, Marcos La