Saúde

Ana Paula Cameli e grupo de advogadas visitam maternidade e Hospital da Criança

Da inspeção, saíram ações pontuais para melhorar a infraestrutura das duas unidades o mais rápido possível

A primeira-dama Ana Paula Cameli visitou nesta quinta-feira, 24, as instalações da Maternidade Bárbara Heliodora e Hospital da Criança. Ela foi conhecer a atual situação estrutural em que se encontram as duas instituições, acompanhada de um grupo de advogados representando a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Acre, do diretor-geral do complexo, Wagner Bacelar, de Roberta Bestene, representante da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), além de Claire Cameli, presidente do Movimento Mulher Progressista do Acre.

Primeira dama, Ana Paula Cameli, em visita ao Hospital da Criança; na brinquedoteca, ela pôde observar que ainda falta muito para que crianças tenham um ambiente adequado (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A visita foi uma pronta resposta do governador Gladson Cameli, que também esteve nas duas unidades, ainda em dezembro, e se comprometeu a melhorar o espaço, que apresenta diversos problemas estruturais, incluindo entulhos, que já estão sendo retirados, por meio de uma força-tarefa de limpeza.

Ana Paula Cameli, que atuará diretamente nas questões que envolvam ações sociais, assumiu o compromisso de retornar e conhecer com detalhes cada ambiente da Maternidade e do Hospital. A ideia é melhorar a parte estrutural e adquirir novos equipamentos para o complexo.

Ao lado de Bacelar, Cameli pôde ouvir relatos de mães e de servidores, que vão subsidiá-la para que ela tenha um panorama mais detalhado das duas unidades e planejar ações emergenciais de melhoria da infraestrutura. Há o caso, por exemplo, da brinquedoteca, que se encontra em situação precária, e que deveria ser um espaço humanizado e de entretenimento, sobretudo, aos pacientes que passam por um longo período de internação.

Primeira dama ouve do médico Wagner Bacelar, que também é diretor-geral, as condições atuais das duas unidades (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Isnailda Gondim, ressaltou que a categoria está sensível aos problemas e que já vem participando da reestruturação dos serviços hospitalares em Rio Branco.

“A Comissão da Mulher Advogada tem um papel fundamental, que é o de garantir as prerrogativas das advogadas. Mas não podemos nos esquivar de apoiar também ações que beneficiem a população vulnerável, em especial as crianças”, disse a advogada, que estava acompanhada dos colegas Gracileidy Bacelar e Alexandro Rodrigues.

Para diretor-geral, preocupação da primeira-dama é fundamental nesse momento

O entendimento do diretor-geral do Hospital da Criança e da Maternidade Bárbara Heliodora é o de que o engajamento da primeira-dama por melhorias do complexo de saúde é importante para a captação de mais pessoas e movimentos sociais em torno das melhorias.

“A participação dela é de uma importância fundamental, nesse momento de dificuldade em que estamos passando, porque com o seu carisma e sensibilidade conseguirá mobilizar vários segmentos da sociedade, com ações solidárias, e por melhorias que tanto as crianças e suas mães precisam”, afirma Wagner Bacelar, ao manifestar gratidão também pela presença da representante da Sesacre, Roberta Bestene.

Grupo de advogadas com Roberta Bestene, Claire Cameli, a primeira dama, Ana Paula, e diretores das instituições (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Roberta é esposa do secretário Estadual de Saúde, Alysson Bestene, que já esteve também nas duas unidades, ao lado do governador Gladson Cameli, em dezembro último.

“É importante que nós, mulheres, participemos destas ações. Ainda mais quando somos esposas e mães. Com a primeira dama, faremos o que for preciso para auxiliar as pessoas tanto na Saúde quanto na Assistência Social” afirmou Roberta Bestene.

De sua parte, Ana Paula Cameli reafirmou o compromisso com as pessoas que mais necessitam do Poder Público. “Quero para meu filho o mesmo Acre que sonho para os filhos de todos os acreanos, e nós vamos trabalhar para que seja um estado que nos garanta respeito, dignidade e cidadania”, pontuou a primeira dama.

“Além do apoio que estarei dando ao governador Gladson Cameli, estarei apoiando as ações sociais do estado, pois também como advogada-voluntária de alguns projetos, vejo que a mulher, com a sua sensibilidade e afeto, pode potencializar este olhar participativo pelo bem da nossa querida população” completou Ana Paula Cameli.

Comissão liderada pela primeira dama, Ana Paula Cameli, verificou in loco o que precisa ser feito para melhorar a Maternidade Bárbara Heliodora e o Hospital da Criança (Foto: Diego Gurgel/Secom)