Américo de Mello lança álbum de fotografias nesta terça

Evento será realizado à partir das 17h 30 no Centro Cultural do Tribunal de Justiça

O fotógrafo Américo de Mello lança nesta terça-feira, 26, às 17h30,  o álbum fotográfico "Encontro da História do Acre – Estado 46 Anos". A obra reúne fotos que registram desde governadores acreanos até a evolução arquitetônica da cidade de Rio Branco.

Atualmente está em exposição no TJAC, um acervo de fotos antigas do Estado reunindo as principais peças de Américo de Mello. O sucesso da exposição motivou a compilação do trabalho do fotógrafo em livro. Até 17 de setembro, a mostra "Acre Estado" fica aberta ao público para visitação.

O evento estava agendado inicialmente para terça-feira, 19, mas com o falecimento da Juíza Maria Tapajós foi instituído no Tribunal luto de três dias, e o lançamento remarcado para esta semana.

Sobre o fotógrafo – Antonio Américo de Mello, natural da cidade de Independência (CE) e profissional da saúde, construiu sua carreira como fotógrafo no Acre, onde chegou no ano de 1955. A projeção profissional se deu com a parceria firmada com o jornalista José Leite, com quem começou trabalhando para a revistinha "A Bola" e depois no jornal "O Rio Branco".

Integrou a Associação dos Repórteres Fotográficos de São Paulo e atuou como delegado da Associação dos Repórteres Cinematográficos do Brasil no Acre. Mello também foi correspondente de importantes revistas brasileiras como "Placar" e "Integração". Hoje, com mais de 50 anos atuando como fotógrafo profissional, Mello orgulha-se de ser um dos primeiros jornalistas profissionais com registro no Ministério do Trabalho no Acre.

Sua obra fotográfica, que reúne mais de 50 mil trabalhos, registra desde os governos acreanos até a evolução arquitetônica da cidade de Rio Branco nas últimas décadas, constituindo um importante acervo para a história do Estado.