Amazônia-Andes: Turismo sustentável

Parcerias entre empresas brasileiras e peruanas com apoio dos governos é fundamental para viabilizar rota Amazônia-Andes-Pacífico

chapada_08.jpg

Chapada dos Guimarães faz parte do roteiro em Mato Grosso (Foto: Juracy Xangai/Abrajet)

chapada_01.jpg

Belezas naturais da Chapada são grande atrativo para visitantes de várias partes do Brasil e do mundo (Foto: Juracy Xangai/Abrajet)

chapada_06.jpg

Rota turística foi apresentada a autoridades e empresários do trade turístico (Foto: Juracy Xangai/Abrajet)

Acontece no próximo dia primeiro de abril o voo inaugural Rio Branco-Cuzco-Lima da empresa Aerolínear Star Peru que vem para atuar em parceria com a Empresa de Transporte Regional Paulista (Trip) que há três meses realiza de segunda à sexta-feira seus voos de Rio Branco a Cuiabá, viabilizando com isso o acesso de turistas do Brasil para o Peru e do Peru para o Brasil, de forma mais rápida e barata que nas linhas tradicionais.

Essa boa notícia animou os mais de 40 empresários do ramo turismo que na tarde da última quarta-feira, reuniram com os secretários estadual do Turismo do Acre, Cassiano Marques, e municipal do Turismo de Cuiabá, Jaime Okamura, no hotel DeVille, onde apresentaram as vantagens dessa nova rota de viagem que já começa a ser vendida pelas agências de turismo do Acre, Mato Grosso e Peru oferecendo o que há de melhor em toda essa região.

Antes da reunião, o grupo de representantes do trade turístico do Acre, da Aerolíneas Star Peru e da agência UTravel Peru partiram de Cuiabá para o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães que em seus 33 mil hectares oferece uma série de atrativos que vão de cachoeiras a cavernas, parques, monumentos de pedra esculpidos pelo vento, comunidades alternativas, alambiques e muito mais. Dentre estes, a comitiva visitou a Cachoeira do Véu de Noiva, o ponto geodésico da América do Sul e almoçou no restaurante junto ao Mirante dos Ventos diante de um cenário de montanhas, floresta e cachoeiras simplesmente encantadoras.

Raimundo Morais, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-Acre), destacou a importância das parcerias.

"Tanto a iniciativa privada, quanto os governos sozinhos não conseguem viabilizar o turismo, mas nós estamos conseguindo fazer isso graças às parcerias que temos entre empresas, governos e instituições como o Sebrae que tem sido fundamental para o crescimento do Trade do Turismo no Acre. É graças a essa boa vontade política e o esforço comum de todos, que torna possível a operação de linhas aéreas como a da Trip ligando Cuiabá a Rio Branco e da Star Peru desde Rio Branco para Cuzco e Lima que criam as condições necessárias para viabilizarmos comercialmente a rota Amazônia-Andes-Pacífico".

Representando as mais de 150 agências de viagem do Mato Grosso, Nilson Marques de Freitas – presidente da Abav-MT – destacou a importância dessas novas linhas aéreas para a economia local e regional. "O voo da Trip de Cuiabá para Rio Branco já nos animou, agora ele se complementa com a Star Peru partindo de Rio Branco para Cuzco e Lima. Isso era o que nós mais precisávamos e vai dar um grande impulso ao desenvolvimento local e, no que depender de nossas agências, estamos prontos para trabalhar em parceria com as empresas do Acre e do Peru no intercâmbio de turistas nesta rota".

Sonha realizado

chapada_09.jpg

Secretário Municipal de Turismo de Cuiabá comemora operação do voo Cuiabá-Rio Branco (Foto: Juracy Xangai/Abrajet)

O Secretário do Turismo e Lazer do Acre (Setul), Cassiano Marques, esclareceu que a história, parques ambientais, geoglifos e o próprio modo de viver do acreano apresentam o Estado como uma nova opção aos turistas nacionais e internacionais. "Estamos situados numa posição estratégica que permite que a Amazônia e o Brasil enviem seus visitantes para o Peru e que os visitantes do Peru venham ao Brasil com mais facilidade e economia passando pelos ambientes mais ricos em biodiversidade do mundo. A viabilização desta rota turística Amazônia-Andes-Pacífico é fruto do trabalho de muitos e de uma decisão política do governo do Acre apoiado pelo Governo Federal em parceria com a iniciativa privada. Neste sentido, trabalhamos nossa integração regional com o Mato Grosso, Rondônia e Amazonas".

Já o secretário Municipal do Turismo de Cuiabá, Jaime Okamura, fez questão de lembrar que há dez anos os governos Estadual e Municipal e as agências de turismo local vêm tentando viabilizar uma rota turística no eixo Pantanal-Andes-Pacífico pela Bolívia, mas sem sucesso. "A operação do voo Cuiabá-Rio Branco vem como resposta às nossas preces, pois além de permitir a viabilização prática desta rota turística com a qual sempre sonhamos, também vai estimular o intercâmbio técnico-ciêntífico e comercial entre nossos estados que apesar da distância, trabalham em busca do desenvolvimento com sustentabilidade ambiental e nisso temos muitos pontos comuns, inclusive com o Peru por estarmos todos dentro da grande Amazônia. Por isso esta rota tem tudo para dar certo!"

Jornalistas apoiam

Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Mato Grosso, José Humberto Falcão destacou a importância da imprensa que apoia o turismo divulgando suas ações e potenciais para atrair mais e mais visitantes. "Entendo que a integração entre os serviços de turismo e do Mato Grosso e Acre são fundamentais para o desenvolvimento do turismo neste corredor cheio de atrativos históricos, ambientais e de lazer, um verdadeiro patrimônio que encanta visitantes brasileiros e de todo o mundo. Nós jornalistas do Mato Grosso e do Acre nos unimos para apoiar e estimular o setor turismo que é uma das indústrias que mais cresce no mundo gerando emprego e renda!"

Empresas Aéreas

Diretor de vendas da Trip linhas aéreas em Cuiabá, no Mato Grosso, José Luiz Ayusso declarou-se animado com a parceria que está sendo firmada com a Star Peru. "Apesar de estar em operação há poucos meses, a linha Rio Branco-Cuiabá já apresenta lotação acima de 50%. Isso com certeza vai melhorar muito a partir do dia primeiro de abril quando a Star Peru estará trazendo mais passageiros e nós estaremos levando outros para que ela transporte até aquele país. As parcerias são fundamentais para o sucesso no mundo empresarial e especialmente, no ramo turismo com o qual estamos diretamente relacionados.

Trip

Voos de 2ª a 6ª feira
Parte de Cuiabá às 20:30 hs e chega a Rio Branco às 23:30 hs
Parte de Rio Branco às 00:20 hs e chega a Cruzeiro do Sul à 01:45 hs
Parte de Cruzeiro do Sul às 04:00hs e chega a Rio Branco às 05:30 hs
Parte de Rio Branco às 06:05 hs, chega em Cuiabá às 9:25

Parte de Cuiabá 

Representando as Aerolíneas Star Peru durante a apresentação da nova rota, em Cuiabá, a supervisora de vendas Karen Peixoto Perales destacou o fato de que sua empresa já opera um grande número de linhas aéreas domésticas no Peru, bem como para as principais cidades da Europa, mas tem especial interesse em viabilizar a rota pelo Acre como forma de estimular o turismo regional. Também destacou que, no plano regional, a empresa utiliza aeronaves da BAE em tamanhos que transportam de 77 a 177 passageiros, conforme a demanda, os quais, além de silenciosos, estão entre os que menos poluem o meio ambiente.

{xtypo_quote}Star Peru

Voo inaugural da rota Rio Branco-Cuzco-Lima dia 1º de abril
Saída de Rio Branco às 12:30 hs, chega em Cuzco às 12:50 (hora Peru)
Sai de Cuzco às 14:20 hs, chega em Lima às 15:40 hs
Parte de Lima às 06:00 hs, chega a Cuzco às 7:10 hs
Sai de Cuzco às 08;10 hs e chega a Rio Branco às 10:00 hs
* Os voos acontecerão nas às segunda e quintas-feiras{/xtypo_quote}


Galeria de Imagens

 

Assista a reportagem:

 {flv}meiodia190310_voo_cusco{/flv}