Alunos participam de aulas preparatórias para as olimpíadas de matemática

Estudantes de Sena Madureira participando dos aulões (Foto: Cedida)
Estudantes de Sena Madureira participando dos aulões (Foto: Cedida)

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por intermédio do Instituto de Matemática, Ciência e Tecnologia do Acre, está realizando aulas preparatórias em municípios do interior para incentivar os alunos a participar da décima segunda edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

O coordenador do Instituto, Alessandro Nasserala, explica que os aulões, além de motivar a participar da OBMEP/2016, também motivam os alunos a aprender matemática. Uma equipe coordenada pelos professores Josuan Araújo, que é o coordenador da Olimpíada no Acre, e Ivan Ramos, ambos da Ufac, é responsável pelas aulas.

A ação já foi realizada em Sena Madureira e nesta quarta-feira, 16, está ocorrendo em Plácido de Castro. Ainda neste mês de março, explica o coordenador do Instituto, serão realizados encontros em Senador Guiomard, Manoel Urbano, Bujari e Acrelândia.

“Além de motivar os alunos, os aulões que estamos realizando em todo o interior do Estado explica como funciona OBMEP para que eles possam se sentir incentivados em participar da Olímpiada, que está em sua décima segunda edição”, explica o coordenador do Instituto de Matemática, Alessandro Nasserala.

Entre seus principais objetivos, a OBMEP estimula a promoção do ensino da Matemática, contribui para a qualidade do ensino da educação básica, identifica jovens talentos e incentiva o seu ingresso na área científica, além de incentivar o aperfeiçoamento dos professores da rede pública.

A Olimpíada será realizada em três níveis. O nível I sendo os 6º e 7º anos do ensino fundamental, o nível II os 8º e 9º anos do ensino fundamental e o nível III englobando o ensino médio. Na primeira fase são vinte questões aplicadas em cada escola e a segunda fase é uma prova discursiva em centros escolhidos pela própria OBMEP.