Alunos oficiais da PM participam de capacitação para atendimento humanizado à mulher vítima de violência

Entre os temas abordados na capacitação, estavam desigualdades de gênero, ciclo da violência contra a mulher, a violência contra a mulher negra e o fluxo da rede de atendimento às mulheres em situação de violência (Foto: Luciano Pontes)

Como uma das atividades da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Secretaria de Políticas para as Mulheres realizou durante todo o dia desta quarta-feira, 29, uma oficina sobre o atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, para os alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar.

A atividade é resultado da parceria entre a Sepmulheres e o Comando Geral da Polícia Militar do Acre, cujo objetivo é qualificar ainda mais o atendimento da Polícia Militar.

A titular da pasta de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, fez a abertura oficial da capacitação e falou sobre a Campanha dos 16 dmDias de Ativismo. Ela destacou a importância de a PM estar caminhando junto com a secretaria no combate diário à violência contra a mulher. “Esse momento de capacitação para nós é realmente muito importante dentro da agenda dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. É uma parceria fundamental entre a SepMulheres e a Polícia Militar. Vocês, que muitas vezes são os primeiros a chegar em situações de vulnerabilidade e violência das nossas mulheres, saberão como combater melhor o ciclo da violência e atender de forma mais humanizada aquela mulher fragilizada”, destacou a secretária.

Entre os temas abordados na capacitação, estavam desigualdades de gênero, ciclo da violência contra a mulher, a violência contra a mulher negra e o fluxo da rede de atendimento às mulheres em situação de violência.

A aluna oficial Pollyana, de Bujari, falou sobre a importância do trabalho integrado entre a SEPMulheres e a PM. “O trabalho da Secretaria da Mulher é de grande importância. Ele se assemelha ao nosso. Nós estamos na ponta, muitas vezes chegando primeiro nas ocorrências, mas a secretaria tem o trabalho de amparar essa vítima e prevenir novos casos de violência. É uma iniciativa louvável esse compartilhamento de informações com a gente”, destacou.

Para a Aluna Oficial Grumberg, a parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Polícia Militar, com o curso de capacitação, é de fundamental importância para o melhor atendimento à mulher vítima (Foto: Luciano Pontes)

Já para a Aluna Oficial Grumberg, a parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Polícia Militar, com o curso de capacitação, é de fundamental importância para o melhor atendimento a mulher vítima. “O processo de quebra do ciclo da violência é muito complicado. Essa campanha soma com a Polícia Militar, que faz o trabalho ostensivo e preventivo. Nós estamos no momento da crise, e a secretaria entra com a conversa e o empoderamento da mulher, para que ela saia dessa situação de violência”, disse Grumberg.

Ainda sobre o curso, a secretária Concita Maia disse: “Quero registrar e expressar minha imensa gratidão e alegria por participar deste curso de formação com todos aqui presentes, que são nossos parceiros nesse combate pelo fim da violência contra as mulheres”.

Participaram dos debates representantes da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, 13ª Promotoria do Ministério Público Estadual, Centro de Atendimento à Vítima do MPE, Casa Mãe da Mata e Maternidade Bárbara Heliodora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter