Alunos lançam livro bilíngue de contos e poesias

Publicação faz parte das ações dos projetos de leitura Sonhos em BVA e já está no terceiro ano de execução 

 

200_estudantes_participaram_das_atiividades_que_resultou_no_livro_bilingue_de_contos_e_poesias.jpg

Duzentos estudantes participaram de atividades que resultaram em livro bilíngue de contos e poesias (Foto: Eunice Caetano/Assessoria SEE)

Amor, vida, fantasias, sonhos, paz mundial, entre outros temas, fazem parte do universo imaginário de muitos jovens, e quando eles resolvem se juntar para produzir contos e poesias, este mundo fica pequeno para tanta imaginação, o que pode ser comprovado no livro "Contos e Poesias de Minha Terra", lançado nesta segunda-feira, 14, na Biblioteca da Floresta por alunos da Escola Berta Vieira e mais sete instituições de ensino.

Com o apoio dos professores Maria Iracilda Bonifácio (Língua Portuguesa), Claudenice Santos (Espanhol), e Reginâmio Lima (História e Estudos Culturais), duzentos alunos produziram 81 poesias e contos, sendo 15 em espanhol. A publicação faz parte das ações dos projetos de leitura Sonhos em BVA (Berta Vieira de Andrade) e já está no terceiro ano de execução tendo dado frutos como os livros Sonhos em BVA (volumes 1, 2 e 3) e o primeiro livro bilíngue produzido por alunos acreanos, Yo Cuento, Tú Cuentas y Juntos Contamos. "Contos e Poesias de Minha Terra" é o último livro da série.

"Fico feliz em ter meu primeiro conto publicado, pois sou ainda muito jovem. Quero investir nessa carreira e participar dos próximos trabalhos que vierem. Com a leitura podemos mudar muita coisa. Hoje estamos mais unidos e fizemos amigos de outras escolas", revela João Hipólito, 12, aluno da 6ª série da escola Berta Vieira e autor do conto "Las Calles" que contou com a parceria do amigo Paulo Henrique Fontes, também aluno da instituição.

Depois que o projeto foi implementado na Berta Vieira, os professores afirmam que o rendimento escolar e o estimulo dos alunos pela leitura tem aumentado significativamente. "Com a primeira turma que participou do projeto já percebemos a diferença no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), além de maior envolvimento durante as aulas", declara a professora Iracilda.

Para chegar até a etapa de publicação foram realizadas várias oficinas, tendo como foco a leitura, a produção textual, a revisão e a tradução de textos da língua portuguesa para a espanhola resultando na coletânea da obra que possui 91 páginas. Todo o trabalho foi possível graças ao apoio e incentivo da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil, financiadora do Projeto, da UNINORTE e do Grupo de Estudo e Pesquisa Sobre Terras e Gentes. Nesta primeira edição de "Contos e Poesias de Minha Terra" foram disponibilizados 2 mil exemplares.

Dentre as escolas que colaboraram com a obra literária estão Raimundo Borges da Costa, Ione Portela, Theodolina Falcão Macedo, Fundação Bradesco, Tancredo de Almeida Neves, Francisco P. L. Oiticica Filho e Colégio Alternativo. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter