Nesta semana, os alunos de formação inicial e continuada dos cursos de costureira, cabelereiro e manicure estão realizando ações práticas. A qualificação é ofertada pelo governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, para os estudantes do ensino público e beneficiários dos programas federais de transferência de renda.
Os cursos são demandados pelo governo federal por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os parceiros na oferta são o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Secretaria de Educação e Esporte (SEE).
Sandra Oliveira, aluna do curso de costureira, moradora da Cidade Nova, disse que está realizando um sonho de criança, “desde pequena já mexia na máquina da minha mãe, e agora com o curso pretendo montar meu próprio ateliê. Já estou costurando e fazendo pequenos consertos, é muito gratificante costurar, quando termino uma peça fico vendo como ficou bonita”.
Sandra se inscreveu pela Internet. “É uma oportunidade que o governo está dando para as pessoas de todas as idades, são tantos cursos, só não aprende quem não quer, disse”.
Adna Aragão, do curso de cabelereiro, moradora da Vila Acre, disse que o curso é excelente. “Essa é uma ótima oportunidade para quem tem filho e não pode trabalhar fora. Pretendo abrir um salão em casa mesmo, já estou comprando o material básico para iniciar, sempre tive vontade de fazer esse curso, essa foi a oportunidade que agarrei e não vou largar, afirmou”
Alessandra Mendes, aluna do curso de manicure, moradora do bairro Santa Inês, disse que escolheu o curso porque já tem um lugar para trabalhar, “só estão aguardando eu terminar o curso, daqui a duas semanas já estarei empregada. As pessoas dizem que antigamente não tinham tantas oportunidades. Hoje o governo está oferecendo o curso com o material completo pra gente”.
Para Marco Brandão, diretor-presidente do IDM, “a educação é o que pode trazer a verdadeira transformação para que os novos profissionais tenham autonomia de renda e proporcionem melhor condição de vida às suas famílias”.