Alunos do projeto Jiu-Jitsu na Escola são vitoriosos em campeonato

Tião Viana recebeu os atletas campeões e parabenizou pela determinação em seguir no esporte (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana recebeu os atletas campeões e os parabenizou pela determinação em seguir no esporte (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na tarde desta terça-feira, 23, em seu gabinete, a visita dos jovens medalhistas da 3ª Copa Alan Campelo de Jiu-Jitsu realizada em Cruzeiro do Sul. Os lutadores são de Rio Branco e fazem parte do projeto União Jiu-Jitsu na Escola, que, com o apoio do governo do Estado e do deputado Daniel Zen, leva o esporte para as escolas públicas da capital.

O grupo de alunos do colégio Glória Perez, em Rio Branco, foi responsável pelo feito de conquistar cinco medalhas de ouro, três de prata e três de bronze, terminando a competição no Juruá com o terceiro lugar em equipe. O coordenador do programa, faixa preta Joel dos Santos, explica que a ideia é de que o jiu-jitsu chegue a todas as escolas, levando mais que o esporte, mas valores sociais.

“Trabalhamos com aquelas crianças que estão bagunçando, com notas baixas, tirando-as da rua e implantando o esporte, forjando um caráter e disciplina. Que desse projeto saiam campeões”, conta.

Entre os alunos, Vanessa Rocha, de 16 anos, explica como, mesmo em apenas quatro meses, o esporte foi capaz de trazer ganhos reais para sua vida. “É um esporte que nos ensina a ter calma, respeito com os outros, o que você quer para o seu futuro, e honrar aquilo que você faz. Está sendo uma experiência muito gratificante.”

Já para Oziel Júnior, de 17 anos, vencedor da categoria de 85 quilos no campeonato, a emoção de vencer como estreante numa competição foi única. “Foi muito revigorante. Fiquei feliz demais de ter participado e ganhado o primeiro lugar. O jiu-jitsu eu quero levar agora para o resto da vida.”

O diretor-presidente do Instituto Socioeducativo (ISE), Rafael Almeida, é outro parceiro do projeto. Segundo sua avaliação: “Isso é uma estratégia de prevenção que o nosso governador pede para que o ISE também trabalhe, porque dessa forma não teremos jovens cometendo atos infracionais e sejam privados de liberdade, com novas oportunidades de vencer na vida”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter