Alunos do Poronga recebem diploma de conclusão do ensino fundamental

Mais de 19 mil estudantes já foram beneficiados pelo programa no Acre

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Desde 2002 mais de 19 mil alunos já concluíram o ensino fundamental no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O dia 6 de fevereiro vai ser de alegria para 800 alunos do Projeto Poronga, que adota a metodologia do Telecurso no Acre. Eles receberão o diploma de conclusão do ensino fundamental após conseguirem driblar um dos graves problemas da educação brasileira: a defasagem idade-série.

A festa, apresentada pelo ator Caio Blat, será realizada, a partir das 17 horas, no Ginásio do Sesi, em Rio Branco. Estarão presentes Maria Corrêa, secretária de Educação do Acre, e Edileuza Moura, da Gerência de Educação e Implementação da Fundação Roberto Marinho. A cerimônia contará também com apresentação do coral formado por alunos do Poronga.

  Além dos 800 jovens de Rio Branco, Vila Campinas, Senador Guiomard e Bujari, que conquistam seus diplomas neste sábado, outros estudantes de sete municípios do Acre recebem até o dia 11 de fevereiro seus certificados de conclusão do ensino fundamental. No total, mais de 2 mil alunos poderão alçar novos voos pessoais e profissionais com a conclusão de mais essa etapa.

O programa

O Poronga foi adotado como política pública de ensino pelo governo do Acre em 2002. O nome dado ao programa remete à lamparina usada pelos seringueiros que, colocada na cabeça, deixa as mãos livres e serve para iluminar o seringal. O programa está presente em onze municípios (Brasileia, Bujari, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá, Vila Campinas e Xapuri), já beneficiou mais de 19 mil alunos e formou 140 professores desde a sua implantação.

A implementação do Poronga no Acre contribuiu para a democratização do conhecimento. A distorção idade-série na rede estadual de ensino caiu de 54,12%, em 2002, para atuais 30% no nível fundamental. E a expectativa é de que até o final de 2010 esse índice caia para 20%. A adoção do programa possibilitou ainda aumento do número de alunos que concluem os estudos, redução da idade com que os estudantes terminam o ensino fundamental e aumento da demanda por mais vagas no ensino médio.

O Telecurso

O Telecurso é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da Fundação Roberto Marinho. O programa utiliza uma metodologia de ensino apropriada à aceleração escolar e reconhecida pelo MEC. Com aulas presenciais e a distância, o Telecurso utiliza um material de apoio elaborado especialmente para o programa, por alguns dos mais experientes educadores, mestres e doutores das principais universidades brasileiras.

O Telecurso tem sido utilizado para enfrentar os problemas mais frequentes no sistema educacional brasileiro, tais como defasagem idade-série, formação de professores, alternativa de oferta de ensino regular para alunos dispersos em áreas rurais e complementação curricular. O índice de aprovação do Telecurso, que chega a mais de 90%, é um dos principais motivos que levam governos estaduais a adotar o programa como política pública de ensino. Como indicador de sua importância para a educação no país, o Telecurso® foi escolhido, em 2001, como currículo de referência nacional para a avaliação de jovens e adultos por meio do Exame Nacional para Certificação de competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A organização curricular do Telecurso é modular e sua metodologia trabalha a construção coletiva do conhecimento, correlaciona conceitos com o cotidiano, possibilita uma abordagem interdisciplinar e gera o prazer de aprender. Professores, coordenadores e a equipe interdisciplinar são responsáveis pela mediação pedagógica nas salas de aula e também pelos projetos pedagógicos complementares, como dias temáticos, aulas-passeio, mostras culturais, entre outros. Todos os educadores que integram as atividades do Telecurso participam da formação na metodologia e são acompanhados sistematicamente nas suas práticas.

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