Alunos do IDM se tornam pequenos empreendedores

Alunos do curso de Padeiro Confeiteiro. Novos profissionais sendo inseridos no mercado de trabalho (Foto: Tamara Smoly/IDM)

Alunos do curso de Padeiro Confeiteiro. Novos profissionais sendo inseridos no mercado de trabalho (Foto: Tamara Smoly/IDM)

O governo do Estado tem ofertado cursos de formação inicial e continuada e técnica nos 22 municípios do Acre. O curso de Padeiro Confeiteiro executado pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), é uma das modalidades oferecidas em sua unidade de formação, a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. Vários alunos do curso têm se destacado como pequenos empreendedores, vendendo a produção de pães, bolos e tortas em seus bairros.

O curso tem a duração de três meses e prepara os alunos para a elaboração de pães, bolos, tortas, confeitaria e derivados em geral. As aulas são gratuitas e destinadas aos participantes dos programas de transferência de renda do governo federal. O objetivo é inserir novos profissionais no mercado socioprodutivo do Acre, seja como autônomos ou com outra forma de empregabilidade. Anna Lúcia Abreu coordena a Escola de Saúde.

Maria do Socorro da Silva, aluna do curso, moradora do bairro Santa Helena, disse que faz pães e bolos todos os dias para vender em casa. “O curso me preparou bastante. Chego a receber R$ 400 no fim de semana, fazendo por encomendas. Posso dizer que estou tendo 100% de aproveitamento. Fazemos as atividades do curso em uma cozinha industrial, dentro dos padrões adequados, e realizamos as práticas em excelentes panificadoras.”

Segundo Maria do Socorro, o governo tem contribuindo muito para o crescimento profissional das pessoas do seu bairro. “Antes havia bastante pessoas desocupadas, que se envolviam com marginalidade, drogas, e hoje estão fazendo cursos e tendo suas vidas transformadas pela educação profissional.”

José Ramires, aluno do curso de Padeiro Confeiteiro, morador do bairro Jardim Primavera, disse que sempre teve vontade de aprender sobre confeitaria. “Vou iniciar meu próprio negócio, entregando bolos em mercearias do meu bairro. Quero continuar fazendo cursos que o governo está oferecendo. Não quero fazer faculdade, quero me profissionalizar para ir logo para a prática”, afirma.

“São esforços da atuação dos governos de Jorge Viana, Binho Marques e Tião Viana, empenhados com investimentos para alicerçar a oferta de formação profissional em benefício da população acreana, melhorando a qualidade de vida do nosso povo”, enfatizou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter