Alunos do IDM realizam prática de ecologia e proteção ao meio ambiente

Alunos de Turismo em contato com uma Samaúma de 1OO anos (Foto: Assessoria IDM)

Alunos de Turismo em contato com uma Samaúma de 1OO anos (Foto: Assessoria IDM)

Os alunos do curso Técnico em Guia de Turismo, do Instituto Dom Moacyr (IDM) realizaram, na última semana, práticas de Princípios de Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente, com o objetivo de identificar e aplicar os princípios estudados no âmbito do turismo. Tiveram destaques os conceitos de ecologia; ecossistemas brasileiros, localização e características gerais; unidades de conservação locais, regionais e nacionais e as legislações ambientais.

Estudar princípios de Ecologia com focos na proteção ao meio ambiente leva o aluno a desenvolver e aplicar orientações ecológicas junto ao turista, além de conhecer e multiplicar a conservação dos ecossistemas e utilizar as legislações ambientais no âmbito do turismo. O curso está sob a coordenação da Turismóloga Gitana Araújo e a atividade de prática em ecologia foi acompanhada pela geógrafa, Maria Auxiliadora Daniel.

Foram realizadas visitas técnicas no Parque Chico Mendes, Chácara Santa Clara – Polo Moveleiro e Fazenda São Raimundo – estrada do Panorama. Durante as visitas foi possível conhecer melhor as unidades de conservação regionais.

Os alunos conheceram espécies preservadas de cedros, castanheiras e seringueiras; uma samaúma de 100 anos, manada de búfalos, capivaras, garças, e tanques para criação de peixes.

Visita técnica no parque Chico Mendes (Foto: Assessoria IDM)

Visita técnica no parque Chico Mendes (Foto: Assessoria IDM)

O curso é uma ação do governo federal e o governo do Acre, em parceria com a Secretaria de Educação e Esporte, executada pelo Instituto Dom Moacyr pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego – Pronatec, para estudantes de escolas públicas, de ensino médio.

Na avaliação de Auxiliadora Daniel, foi possível os educandos desenvolverem as habilidades propostas na Unidade Temática, que fará parte da prática do mercado de trabalho, com conhecimento e responsabilidade.

“São ações de governo que visam capacitar profissionais para atuar na área do Turismo em nosso Estado. Essa será a primeira turma credenciada pelo Ministério do Turismo e certificada pelo Ministério da Educação. O Acre possui belezas naturais e uma rica biodiversidade para ser conhecida e preservada,” destacou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.

Felipe Mateus, 16 anos, aluno do curso, disse que as aulas são ótimas. “Eu pretendo trabalhar na área. O Guia de Turismo incentiva a preservação do meio ambiente, sei que o Acre tem um grande potencial para o turismo, quando nos formarmos vamos ter o mercado pronto, e eu só tenho a agradecer ao governador Tião Viana por ter trazido o curso, que é muito caro, se fosse para pagar não seria possível”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter