Os alunos do curso técnico de Gerência em Saúde do Instituto Dom Moacyr (IDM) participam do Seminário Municipal de Educação Permanente em Saúde sob o tema: “A humanização e a Educação Permanente potencializando o cuidado em Saúde”, no auditório da Uninorte.
O objetivo é ambientar e inserir os estudantes no debate da política nacional de humanização e de educação permanente da Secretaria Municipal de Saúde para contribuírem com a qualidade no atendimento e a humanização no Sistema Único de Saúde.
O técnico de Gerência em Saúde é capacitado para assessorar a gestão administrativa, gestores em hospitais, unidades de saúde e clínicas. O curso está sob a coordenação do administrador Hospitalar, Arthur Fontenelle.
O curso de Técnico de Gerência em Saúde é ofertado pelos governos do Estado e federal em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Os alunos cursam o ensino profissional de forma concomitante com o ensino médio, as aulas ocorrem na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. O governo do Estado tem beneficiado centenas de jovens com a qualificação profissional. São diferentes opções de cursos oferecidos, abrangendo as áreas de saúde, serviços, gastronomia e hospitalidade. Hoje há 9.600 jovens e adultos realizando cursos em todo o Estado.
Para o diretor-presidente do IDM Marco Brandão, “o governo do Acre tem investido continuamente na formação de servidores da Saúde visando melhorar a qualidade de vida do cidadão acreano. A humanização qualifica o serviço público, ela é o elemento primordial para o acolhimento aos usuários, que merecem um atendimento eficiente e resolutivo”.
A aluna do curso de Gerência em Saúde Mayara Santos, 17 anos, moradora do bairro Placas, e estuda no colégio Glória Peres, disse que é cansativo ter essa jornada dupla de estudos, mas não podia recusar essa oportunidade, “apesar de o curso ter começado há pouco tempo, já estou gostando muito, acho importante a gente participar de eventos que contribuem com a saúde das pessoas do nosso município”.
João Paulo de Souza, 17 anos, aluno do curso de Gerência em Saúde e morador da Sobral, disse que pretende trabalhar na área da saúde porque se identifica, segundo João Paulo, “todos merecem ser bem atendidos, vou me qualificar para fazer o melhor pela população, o curso vai me ajudar a ingressar no mercado de trabalho”.