Alunos do IDM participam do II Fórum do Controle Social do SUS na Amazônia Legal

Alunos do IDM participam do II Fórum de Controle Social do SUS na Amazônia (Foto: Tamara Smoly)

Alunos do IDM participam do II Fórum de Controle Social do SUS na Amazônia (Foto: Tamara Smoly)

Alunos do Instituto Dom Moacyr participam do II Fórum do Controle Social do SUS, que Iniciou na última quarta-feira, no auditório da FIRB/FAAO. O IDM é membro do Conselho Estadual de Saúde e participa por meio da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, com a sua coordenadora, Anna Abreu, que é uma das relatoras do Fórum.

Estão presentes os conselheiros, gestores e trabalhadores em saúde dos 22 municípios do Acre, dos Estados de Rondônia, Amazonas, Tocantins, Pará, Amapá, Sergipe e Roraima.

O IDM atua na formação em saúde, capacitando os servidores do SUS, Agentes Comunitários Indígenas de Saúde, e a comunidade em geral em diferentes áreas de saúde em todo Estado.

O Fórum é realizado pelo Conselho Estadual de Saúde do Acre (CES/AC) e o Conselho Municipal de Saúde de Rio Branco (CMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, com o apoio do governo do Acre.

O objetivo do Fórum é avaliar a saúde na Amazônia, com debates sobre as políticas públicas de saúde, financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), controle social e o Plano de Saúde da Amazônia Legal (Psal), o papel dos conselhos, privatização e precarização do trabalho na saúde, dentre outros.

“Por trabalharmos com formação do SUS para o SUS, devemos estar presentes nas discussões que visam à melhoria da saúde em nosso Estado. Compartilhar essas ações fortalecerá a prática da educação em saúde na oferta de formação profissional”, afirma o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.

Segundo Anna Abreu, “a nossa participação é no sentido de ajudar a compreender os processos de saúde para que se efetive a formação com compreensão do controle Social do SUS”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter