Alunos do curso de Guia Turismo do IDM realizam práticas sobre organização de eventos

Confecção de souvenires para serem entregues ao final do evento, acompanhado pelos alunos do curso Guia de Turismo (Foto: Assessoria IDM)

Confecção de lembranças para serem entregues no encerramento do evento, acompanhado pelos alunos do curso Guia de Turismo (Foto: Assessoria IDM)

Nesta semana, os alunos do Instituto Dom Moacyr (IDM) participaram de aulas práticas sobre organização de eventos, pelo curso técnico de Guia de Turismo, realizado pelos governos federal e do Acre, e pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec), ofertado a estudantes de escolas públicas de ensino médio.

As práticas foram realizadas na Biblioteca da Floresta, Parque de Exposições Castelo Branco e na própria unidade executora, o Centro de Educação Profissional e Tecnológica Campos Pereira.

Os alunos trabalharam na organização de eventos, executando ações efetivas, numa reunião técnica, como recepção, sinalização, guiamento, confecção de souvenirs e café da manhã regional. O objetivo da ação é envolver os alunos para vivenciar as práticas realizadas pela área.

A execução dos cursos é realizada pelo IDM, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte. O curso é reconhecido pelo Ministério do Turismo e tem a duração média de um ano, com habilitação certificada pelo Ministério da Educação.

Visita dos alunos do curso Guia de Turismo na Biblioteca da Floresta (Foto: Assessoria IDM)

Visita dos alunos do curso Guia de Turismo à Biblioteca da Floresta (Foto: Assessoria IDM)

A formação dos profissionais de turismo é de fundamental importância para a economia do Acre. O Estado está crescendo, com investimentos na indústria e no comércio e a chegada de novas redes hoteleiras. Para tanto, temos que preparar profissionais para receber turistas e novos investidores.

Gilberto Júnior, 17, aluno do curso, relata que as atividades foram muito proveitosas. “Todos participaram com muito envolvimento e descontração. Essa é uma profissão gratificante, a gente tem que estar preparado para atuar”, afirmou.

Alícia Brenda, 16, aluna de Turismo, disse que o curso está sendo excelente. “Eu me identifiquei muito, pena que alguns desistiram. É importante essa oportunidade que o governo está oferecendo. A gente recebe a passagem de ônibus, o lanche e a camiseta. Sei que as pessoas antes não tinham essa oportunidade de fazer um curso técnico gratuito, mas hoje vejo que a minha profissionalização está garantida.”

O diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, destaca: “O governo do Estado tem compromisso com os investimentos na qualificação profissional, por ser um dos mais eficazes caminhos para melhorar as condições de vida dos acreanos. Investir na formação de Técnicos em Guia de Turismo irá qualificar o mercado de trabalho no Acre, com novas possibilidades de geração de emprego e renda”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter