Pontos turísticos de Rio Branco e municípios vizinhos estão recebendo alunos do curso de Agente de Informações Turísticas, fruto de parceria entre a Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) e o Instituto Dom Moacyr e, durante esta semana, O Casarão foi visitado.
Entre os alunos estão os funcionários dos Centros de Atendimento ao Turista (Cat), coordenados pela Setul. Os alunos puderam conhecer ambientes como a sala Chico Pop, com acervo pessoal, fotos, livros e informações sobre o jornalista e ativista cultural. Além disso, também tiveram acesso à sala de audiovisual, espaço que pode ser agendado pelo público, equipado com TV, DVD, livros e revistas.
De acordo com Luciana Rufino, responsável pelas aulas práticas e ministradora do módulo específico do curso, essas atividades possibilitam que os agentes se apropriem dos espaços e, por consequência, passem para o público indicações de visita sobre os lugares.
“É oportunidade de saber também sobre a história dos lugares que a gente indica”, disse Maria do Socorro Lima, aluna do curso e funcionária do Cat Centro. Ela ainda afirmou que vai voltar aos lugares visitados pelo grupo para complementar o aprendizado das aulas.
Verônica Padrão, coordenadora do Casarão, e a jovem Tainná Mota, guia do local, acompanharam a visita e parabenizaram a iniciativa que aproxima os profissionais dos espaços históricos, como o Casarão, que fica na área central de Rio Branco e ainda é referência de vitalidade cultural.
As atividades práticas do curso se encerram no próximo sábado, 7, em visita ao Seringal Bom Destino, em Porto Acre.