Alunos do Colégio Militar Tiradentes protagonizam ação solidária às vítimas da cheia em Rio Branco

Diante da situação das famílias atingidas pela cheia do rio Acre, 14 alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Militar Tiradentes (CMET) tomaram uma decisão: fazer algo por aquelas pessoas. Eles iniciaram uma ação solidária e arrecadaram centenas de itens de necessidade básica. Na última sexta-feira, 8, fizeram a entrega dos materiais no abrigo localizado no Parque de Exposições e nos bairros Seis de Agosto e Cidade Nova, em Rio Branco.

A partir da sensibilidade e consciência cidadã dos jovens estudantes, nasceu o “Projeto Doamor”, prontamente apoiado pela gestão do colégio, que somou esforços, por meio do auxílio logístico e da divulgação, para transformar a iniciativa em realidade. Em apenas uma semana, os estudantes arrecadaram 10 cestas básicas, 350 fardos de água, 30 pacotes de fraldas descartáveis, 60 itens de higiene pessoal e mais de 800 peças de roupas e calçados, entre outros itens, como ração e brinquedos. Além disso, também receberam ajuda em dinheiro, com o qual compraram os ingredientes, e junto com seus pais, colocaram a mão na massa e preparam 120 marmitas com sopa e a tradicional baixaria acreana.

Idealizadores escolheram o abrigo no Parque de Exposições para iniciar a entrega dos itens doados. Foto: cedida.

Para o capitão Railson Melo, administrador militar do CMET, é salutar que os jovens sejam incentivados a praticar o bem aos necessitados e esse é um dos temas tratados nas instruções militares que recebem diariamente. “Eles são constantemente instruídos sobre civismo, patriotismo, solidariedade, empatia, respeito às leis, responsabilidade social, além de receberem os conhecimentos técnico-científicos da malha curricular. Essa ação foi um marco, pois eles tiveram a oportunidade de ver de perto as dificuldades que os desabrigados enfrentam e estender a mão a eles”, disse.

Ansiosos para levar um pouco de alento às vítimas da cheia, os responsáveis pelo projeto se juntaram aos pais, professores e policiais militares da equipe do CMET e realizaram a distribuição as doações às famílias abrigadas no Parque de Exposições. Depois, percorreram as vias alagadas dos bairros Seis de Agosto e Cidade Nova. Foi um dia todo de muito trabalho e dedicação.

Junto dos pais, professores e policiais militares, os idealizadores do projeto percorreram abrigo e áreas alagadas para distribuir o material arrecadado. Foto: cedida.

Milena Silva, 16 anos, uma das idealizadoras do projeto, diz que, ao finalizarem as entregas, ela e os colegas respiraram aliviados pelo sucesso da ação. “Podemos dizer, com o peito cheio de alegria e alívio, que nada poderia ser diferente. Todo coração presente, toda mão de obra voluntária, todo cuidado e amor posto durante essas últimas duas semanas, foram essenciais para todos nós”, declarou a jovem.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter