Alunos do Colégio Militar Tiradentes conquistam medalhas em competições esportivas nacionais

Um amor que vem de casa: assim pode ser definida a trajetória de Danilo Silva, de 15 anos, que na última semana conquistou o 2º lugar geral de Ciclismo, em Goiânia. O atleta é estudante do Colégio Militar Tiradentes (Cmet), gerido pela Polícia Militar do Acre (PMAC).

Danilo Silva tem se destacado nas competições de ciclismo a nível nacional. Foto: Bruno Gomes/PMAC

Ex-atleta da modalidade, Daniel Vaz, além de pai é o treinador e destaca a importância da conquista. “É de toda a família, amigos, que sempre vêm nos ajudando nesse processo de treinamento, pois tem vezes que eu não posso ir, então eles se fazem presentes e vamos passando as técnicas, orientando, para que ele possa buscar ir melhorando cada vez mais”, disse.

Apoio familiar tem sido o diferencial durante as competições de ciclismo. Foto: Bruno Gomes/PMAC

Com uma rotina que começa às 5h, Danilo Silva, estudante do 9º ano do ensino fundamental, treina de segunda a sábado. “Para essa prova em específico, utilizei muito o aeroporto, com os treinos de circuitos e sprint [velocidade], e tirava os domingos para descanso”, destacou o atleta que tem em seu currículo conquista dos Jogos Escolares de 2022 – Fase Nacional.

Superando desafios

Gabriel Igor de Souza, de 17 anos, também trouxe do Distrito Federal três medalhas, durante os Jogos Escolares Paralímpicos, no atletismo.

Estudante do 3° ano do Ensino Médio, Gabriel Souza é paratleta desde meados de junho de 2023, quando ingressou no projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e a Universidade Federal do Acre (Ufac), realizado três vezes na semana. Com paralisia infantil, o jovem é morador da Sobral e diariamente pega dois ônibus para ir a escola e mais dois para ir aos treinos.

Gabriel Igor de Souza é paratleta e representou o Estado do Acre no Distrito Federal. Foto: Bruno Gomes/PMAC

O jovem deixou uma mensagem para os futuros paratletas. “Digo que é possível, mesmo com as limitações, vocês já são campeões, já são vencedores, por todas as batalhas diárias que enfrentamos”, disse o atleta que conquistou duas medalhas de prata e uma de broze, e que inicialmente não queria fazer parte do projeto, sendo convencido pelos familiares e policiais militares da equipe do Colégio Militar Tiradentes.

Com todas as dificuldades, o paratleta não desistiu dos seus objetivos. Foto: Bruno Gomes/PMAC

Gabriel Igor de Souza continuará os treinamentos e participará da fase nacional dos Jogos Paralímpicos, que será realizada no Estado do São Paulo, entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter