Alunos dialogam sobre as drogas em Rio Branco


Alunos dialogam sobre as problemáticas causadas pelo uso de drogas e os efeitos que elas causam na vida do cidadão (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Na quinta-feira, 22, cerca de 450 alunos do Instituto São José, em Rio Branco, participaram do encontro com membros da Secretaria de Justiça e Diretos Humanos (Sejudh) e a equipe da Polícia Militar do Acre (PMAC) para dialogar sobre os malefícios que as drogas causam na vida da pessoa.

Na oportunidade os alunos apresentaram uma dramatização que relata a vida de um dependente químico, a equipe da PMAC ministrou palestras sobre os efeitos que os entorpecentes causam nas pessoas e os tipos de drogas existentes.

Em alusão à Semana Estadual de Conscientização sobre Drogas, que tem como tema “Todos Pela Prevenção”, várias atividades envolvendo órgãos públicos e organizações não governamentais são realizadas com esse tema em todo Acre.

“Estamos com uma vasta programação que visa levar ao cidadão, principalmente aos jovens, informações sobre as drogas, seus efeitos na saúde e na vida social, como fazer para buscar ajuda para os dependentes químicos, entre outras diretrizes”, ressaltou a chefe da divisão do eixo temático drogadição e população de rua do gabinete da vice-governadoria, Susie Lamas.

Para o diretor do Instituto São José, Rucelino de Sousa, essa é uma política pública que o governador vem desenvolvendo com esse público jovem nas escolas. “Nós como educadores, recebemos essa campanha de alerta sobre as drogas como uma aula que vem agregar na vida desses estudantes, pois nesse período, esses jovens estão em fase de aprendizagem e assimilar esses conhecimentos será, sem dúvidas, muito importante em sua formação”, completou o diretor.

Conscientizar é o caminho

Alunos criaram panfleto que tira todas as dúvidas sobre as drogas, onde procurar ajuda e os riscos que causam (Foto: Marcelo Torres)

De acordo com a aluna da terceira série do ensino médio Fernanda Lima Rocha, ao receber a notícia de que eles iriam dialogar sobre as problemáticas que as drogas fazem na vida das pessoas, a classe teve uma ideia de realizar uma pesquisa para ser mostrada durante a palestra.

“Realizamos uma pesquisa sobre as drogas, na qual explicamos em um folder o que são as drogas, principais tipos de drogas, prevenção, onde procurar ajuda, entre outros diretrizes que tiram todas as dúvidas mais comuns aos adolesceres, durante as palestras do poder público, fizemos a distribuição desse material para os colegas da escola”, explicou a estudante.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter