Os alunos do curso de Hemoterapia do Instituto Dom Moacyr (IDM) realizaram, nesta semana, estágio na área de captação de sangue do Hemoacre e visita técnica ao Hospital das Clínicas, em apoio à Semana do Doador de Sangue. O objetivo consiste em conhecer as práticas de hemoterapia e sensibilizar novos doadores de sangue, medula óssea e plaquetas, para beneficiar pacientes de todo o Estado.
Os alunos visitaram as agências transfusionais, sua dinâmica, a recepção nas localidades de saúde, e aproveitaram para conscientizar possíveis doadores sobre a necessidade da doação de sangue. As atividades foram acompanhadas por profissionais das áreas específicas de saúde.
Ofertado pelo governo do Acre e destinado à qualificação técnica de nível médio de profissionais em serviço, o curso é uma parceria do Ministério da Saúde (MS), pelo Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), com as secretarias de Saúde do Estado e municípios.
“O governo tem suprido as demandas de qualificação no Estado, capacitando profissionais em serviço para dar um atendimento eficaz e cuidar cada vez melhor dos que procuram o atendimento em saúde”, enfatiza Marco Brandão, diretor-presidente do IDM.
O governo do Acre já formou profissionais em serviços nas áreas de Agente Comunitário de Saúde, Citopatologia, Radiologia, Órteses e Próteses, Saúde Bucal, Saúde Indígena, Análises Clínicas, Nutrição e Dietética, e Vigilância em Saúde, abrangendo todos os municípios do Estado.
Bruna Menezes, aluna do curso de Hemoterapia, que está em prática no Hemoacre, disse: “Estamos aproveitando para aprofundar mais nossos conhecimentos, além de reconhecer a importância do trabalho dos profissionais do setor de captação de sangue”.
Arlete Moreira, assistente social do Hemoacre, que está mediando para as alunas, disse que elas são muito esforçadas e compreendem com facilidade as dinâmicas da área de formação.
Maria da Conceição de Souza, moradora de Feijó e aluna do curso, afirma que é muito proveitoso estudar: “Trabalho na agência transfusional de Feijó. Antes, a gente atuava com medo, agora temos segurança. Estamos renovando nossos conhecimentos para oferecer um bom trabalho à população. O governo faz o que é certo, e hoje só não estuda quem não quer”, disse Maria.
Serviço:
Para se tornar um doador é necessário estar em boas condições de saúde e ir ao Hemoacre das 7 horas às 17h30. Não precisa estar em jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos. Para mais informações, ligue 3248-1380 – setor de captação do Hemoacre.